Para quem utiliza o marketing de conteúdo como ferramenta de atração para a sua empresa, já deve ter se deparado com a expressão “SEO”. Afinal, ela é compilação das melhores práticas para o seu blog, que irão auxiliá-lo a otimizar a geração de leads e alcançar os objetivos idealizados pelo seu planejamento estratégico.
Entretanto, muita gente não tem profundo conhecimento sobre como se dão as práticas de SEO e, principalmente, como elas podem influenciar no seu tráfego. Por isso, nem sempre dão total atenção a elas, o que pode ocasionar uma queda na atração de leads.
Vamos compreender qual é o impacto de um SEO bem feito em sua página. Acompanhe a leitura!
O que é SEO e como ele influencia o tráfego em seu blog?
SEO é a sigla que define a expressão Search Engine Optimization. Na tradução, significa “otimização para mecanismos de busca”. Só a definição da palavra, em si, já te ajuda a compreender e dimensionar a atuação do SEO: é uma ferramenta que tende a melhorar o ranqueamento de sua página, dentro dos mecanismos de busca.
Sendo assim, precisamos dar um passo para trás, para compreender o tamanho da influência do SEO. Veja só: quando pesquisamos algo em um mecanismo de busca, uma série de páginas são listadas, onde estão informações sobre o tema que você pesquisou. Entretanto, a ordem em que essas páginas aparecem não é aleatória.
Elas respeitam uma série de imposições, instituídas pelos mecanismos de busca, que determinam qual será a sua posição no ranqueamento de páginas. Ou seja: quanto mais você respeitar essas imposições, melhor você será ranqueado. Isso porque, os algoritmos do mecanismo de busca compreendem que a página respeita as melhores práticas de – adivinhe – SEO.
Portanto, podemos definir que o SEO é um conjunto de práticas voltadas para a otimização de seu conteúdo. Logo, a sua página, que tem um SEO bem feito, é considerada boa para ser mostrada a alguém que pesquisar um assunto do qual você fala.
Quais práticas de SEO são consideradas boas para os mecanismos de busca?
Os mecanismos de busca dividem a sua análise em duas vertentes: on page (ou práticas realizadas dentro da própria página) e off page (que são os fatores externos, que tendem a influenciar sua página). Vamos ver quais são.
On page
- Conteúdo em si: analisando a qualidade do texto, com informações válidas e pertinentes, bem como o tamanho do mesmo;
- Título interno: é o título do conteúdo e deve chamar a atenção do leitor;
- SEO title: é o título que estará no ranking. Quanto mais interessante, maior a chance de clique;
- URL amigável: é o elemento de ligação da palavra chave com o conteúdo;
- Heading tags: são os títulos e subtítulos dentro do texto, que deverão facilitar a leitura;
- Palavra-chave: é a palavra que identifica o tema de seu conteúdo;
- Tempo de permanência: quanto tempo o leitor fica na sua página. Se ele ficar bastante tempo, isso significa que seu conteúdo é interessante;
- Uso de imagens: as imagens contribuem positivamente para o conteúdo, podendo ser usadas de modo informativo ou ilustrativo;
- Links internos: que fazem o redirecionamento para outras páginas do seu blog, aumentando o tempo de permanência dos leitores;
- Design: design responsivo, que é aquele que se adequa a qualquer tamanho de tela, são melhores ranqueados;
- Tempo de carregamento: quanto tempo sua página demora para carregar, o que pode determinar o tempo de permanência do leitor na página;
- Meta description: é uma descrição enxuta sobre o assunto a ser tratado e que deve incentivar o clique do leitor;
- Opção de compartilhamento: o mecanismo de busca compreende que a sua página pensa na experiência positiva de outros usuários.
Off page
- Link building: toda página alheia a sua, que faça link com o seu conteúdo, define que você é uma autoridade em determinado assunto;
- Autoridade: está relacionada ao tempo em que sua página está no ar. Domínios mais antigos tendem a ser vistos como de maior autoridade sobre determinado assunto;
- Localidade: seus conteúdos tendem a direcionar o cliente a adquirir seus produtos ou serviços? A localidade também interfere no ranqueamento. Por isso, baseado na localidade indicada na sua página, ela pode aparecer em posições diferentes no mecanismo de busca;
- Social: engajamento com redes sociais.
Quer melhorar as suas práticas de SEO mas tem dúvidas sobre como proceder? Entre em contato com a Agência Art Seven. Podemos te dar ótimas dicas sobre esse assunto!