Se você ainda não sabe o que é Google Analytics, pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site. O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog, e ferramenta fundamental para o marketing digital. O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.
É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online.
A ferramenta nos permite verificar se os visitantes estão fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema. O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou GA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.

Principais recursos disponíveis noGoogle Analytics
Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web.


Veja algumas das informações que ele fornece:
Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site; Comportamento dos visitantes do seu site enquanto navegam nele; Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site; Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas; Taxa de conversão das ações de marketing executadas; Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado; Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso; Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual. E muito mais…
Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta.
O Google Analytics é um verdadeiro mapa da mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.