Conheça os 8ps do marketing digital e suas aplicações

Os 8ps do marketing digital e suas aplicações

Com a evolução tecnológica, os processos de vendas sofreram um aperfeiçoamento, e isso provocou uma mudança nas estratégias de vendas das empresas.

Para que os produtos das empresas fossem disponibilizados a seus clientes em um ambiente onde eles estão, e que houvesse um acompanhamento do atual comportamento dos consumidores, os processos de marketing foram ampliados. Confira abaixo quais são os 8ps do marketing digital e suas aplicações:

1)Produto

O produto/serviço precisa trazer solução para um problema. E para que isso seja feito de forma adequa, a linguagem que apresentará o produto/serviço precisa detalhar de forma adequada a necessidade de se fazer tal compra.

2)Preço

Para se definir o preço de um produto alguns aspectos se mostram como essenciais, por exemplo:

O poder aquisitivo do seu possível cliente, que em marketing chamamos de persona. São aqueles que apresentam maior potencial de compra para determinado produto.

Seu valor não pode estar muito diferente do que é oferecido pelos concorrentes. Nem a mais, nem a menos. A menos pode criar uma certa desconfiança quanto a qualidade do produto, a menos que seja em uma ação de marketing especifica. Já em um preço muito alto, afastará as pessoas da compra.

3)Praça

A praça no marketing digital é como os seus clientes terão acesso ao produto. No marketing tradicional a praça era somente os ambientes físicos, já com a inclusão do digital esse espaço engloba as plataformas on-line também.

Para definir em quais praças você vai disponibilizar o seu produto é necessário saber onde seus clientes estão. Esse é o principal diferencial do marketing digital. A empresa deve estudar métodos para chegar até seu público, e não somente esperar que seja encontrado por ele.

4)Promoção

A promoção no marketing digital representa o processo em que vai provocar um gatilho para que seu produto chegue ao seu cliente. Isso envolve tanto estratégias em locais físicos, como panfletos, cartazes e outdoors, como também campanhas em mídias sociais e demais ambientes digitais. O foco é fazer o seu produto de tornar conhecido.

5)Pessoas

Aqui entra os personas, as pessoas que possuem características que se enquadram ao uso do seu produto. São aquelas pessoas que após você fazer um estudo sobre quem vai ter interesse nele, você o apresenta. Saber identificar o seu ‘persona’ pode garantir o sucesso de suas campanhas de marketing digital e ajudará você a investir corretamente em campanhas.

6)Processos

Os processos são as estratégias que são adotadas para estudar aquilo que vai entrar como um produto que ajude as pessoas em uma necessidade. É o momento de buscar por oportunidades que ainda não foram exploradas.

7)Posicionamento

O processo de posicionamento refere-se ao comportamento da empresa. Suas características. São os motivos pelos quais os clientes se identificam não só com um produto, mas passam a acompanhar a marca.

8)Performance

São as métricas levantadas com cada ação da empresa. Um processo que funciona como radar e mostra ao empresário o que está dando certo e o que está dando errado. Importante dizer que os resultados de marketing digital não são instantâneos, mas as métricas podem indicar se as vendas estão evoluindo ou não.

Para ficar por dentro dos principais assuntos sobre marketing digital, acompanhe no blog. Lá, postamos as principais informações e tendências sobre o setor. Entre nessa!

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