Quando devo investir para ter resultado no marketing digital?

Como o próprio título deste artigo diz, o ponto inicial é enxergar o marketing digital como um investimento, e não como despesa. Assim como, dentro de uma empresa, se investe em equipamentos, softwares, processos e pessoal, as ações de marketing devem fazer parte do pacote. Para uma marca não basta que ela exista, ela precisa ser conhecida e reconhecida.

Hoje a maioria dos negócios é feito de maneira digital. Mesmo nos segmentos cujas vendas são feitas de maneira presencial, o processo de pesquisa e conhecimento do produto se dá de maneira digital. Portanto, empresas que não possuem uma presença digital forte acabam perdendo uma fatia fundamental do mercado.

Motivos para investir em redes sociais

Antes de definir quanto você deve investir em marketing digital, é preciso entender porque isso é tão importante. Para começar, entenda que seu cliente está na internet. Seja nas redes sociais como Facebook e Instagram, seja fazendo pesquisas no Google, a maior parte da população acessa a rede mundial de computadores diariamente, e essa quantidade cresce exponencialmente a cada dia.

No entanto, assim como é grande o número de pessoas que procuram algo na internet, é enorme, também, a quantidade de empresas oferecendo produtos e serviços para essas pessoas. Chega, então, o momento de você se destacar, de sua oferta aparecer para a demanda e você fazer negócios na internet.

Mas é neste momento que começa a dificuldade. Você sabia que, atualmente, o alcance orgânico para os seguidores de uma página do Facebook é de cerca de 1% a 2%? Portanto, ter muitas curtidas na fanpage não significa que sua publicação chegará ao seu público sem um impulsionamento. Além disso, você precisa explorar novos públicos e atrair mais seguidores.

Investir em publicidade nas redes sociais traz outras vantagens. Muito mais que atingir um público maior, é possível selecionar seus clientes. Anúncios no Facebook, por exemplo, permitem direcionar as publicações para um perfil específico de usuários, definindo por faixa etária, localização e outras preferências. Outro aspecto é a possibilidade de medir os resultados. Por meio de métricas, você é capaz de saber quantas vezes seu anúncio foi exibido, o alcance e o engajamento, podendo ajustar sua estratégia de marketing digital. Por isso, é fundamental investir nas redes sociais para obter resultados reais.

 

Quanto devo investir para ter resultado?

Assim como no marketing offline, no digital quanto mais dinheiro você colocar em uma campanha, a tendência é que os resultados sejam melhores. Logicamente que existem alguns outros fatores que envolvem este retorno, como a aceitação do seu produto no mercado, a qualidade oferecida, o atendimento, entre outros.

Portanto, para definir quanto investir nas redes sociais é importante haver um bom planejamento. Você precisa conhecer bem seu negócio e o mercado que deseja atingir para criar a melhor estratégia. Confira alguns passos antes de determinar a quantia a investir:

1. Conheça seu faturamento

Qualquer pessoa de bom senso sabe que não deve gastar mais do que ganha. E no meio empresarial isso se torna ainda mais imprescindível. Antes, portanto, de definir quanto você vai investir em marketing digital, você deve fazer um levantamento da lucratividade de sua empresa.

Esse valor pode oscilar bastante a cada mês, dependendo do ramo do seu negócio. Por isso é recomendável fazer uma média do seu lucro nos últimos meses (ou anos) para saber quanto você tem disponível em caixa e, sobre esse valor, separar um percentual para investir em marketing digital.

Esse percentual varia muito de acordo com o tipo de negócio e o que o resultado que está buscando. Por isso é importante fazer um planejamento prévio. É natural que, em primeiro momento, o investimento nas redes sociais seja mais alto e vá diminuindo com o tempo, à medida que sua marca comece a ganhar espaço no mercado.

2. Analise o mercado e a concorrência

Outro fator importante para saber quanto investir nas redes sociais é ter percepção de sua própria marca no mercado e conhecer a concorrência. Colocando-se em seu lugar frente às outras empresas do mesmo setor, você é capaz de definir se deve gastar mais ou menos com marketing digital.

Empresas no início de funcionamento precisam investir mais em marketing digital do que as que já estão consolidadas no mercado. As empresas conhecidas já estão numa fase de “manutenção” da marca, enquanto as que estão começando precisam passar, inicialmente, por um processo de reconhecimento do público.

Quanto mais concorrência, mais importante se destacar e sair na frente. Sendo assim, outro fator relevante no momento de definir o quanto irá investir nas redes sociais é fazer uma pesquisa de quem são seus concorrentes e como eles estão posicionados no mercado digital. A única forma de aparecer mais que eles é investindo um valor maior.

3. Escolha a melhor estratégia

Existem várias formas de anunciar na internet. O inbound marketing tem se mostrado uma das melhores estratégias de marketing digital para injetar dinheiro. Em conjunto com as redes sociais e a busca paga, recursos como marketing de conteúdo e SEO aumentam as chances de a empresa obter um ROI satisfatório.

Note que, antes de anunciar nas redes sociais, é necessário um planejamento certeiro e um investimento em conteúdo. Todas as ferramentas pagas precisam levar o usuário a algum lugar, seja um site institucional, um blog ou uma loja virtual. Portanto, procure uma agência de marketing digital e deixe seu conteúdo pronto antes de começar a investir.

Investir em marketing digital é caro

Quando um empresário vê algo atrativo nas redes sociais vai logo pensando: “eu também quero estar ali”. Porém, quando começa a levantar os custos para esses investimentos, muitas vezes acaba desistindo por achar o preço alto.

Primeiro, é importante ter claro na mente que investir em redes sociais é muito mais barato que na mídia off-line. Você pode fazer anúncios por valores iniciais baixos e ter um alcance muito maior que uma propaganda de jornal ou TV, por exemplo.

Em segundo lugar, entender que praticamente tudo que aparece nas redes sociais tem um aporte financeiro. Como já dissemos, o alcance orgânico está cada vez menor. Lembre-se: as redes sociais são empresas privadas que vivem de lucro. Se por um lado eles oferecem “o mundo” gratuitamente para seus usuários, por outro eles precisam receber de alguém para manter sua estrutura; e este alguém é o anunciante.

Terceiro e, talvez, mais importante aspecto é entender que o meio digital é um caminho sem volta. É a realidade atual, o mundo em que vivemos. Não interessa o tipo de negócio e nem o seu público-alvo; não anunciar na internet é estar atrás de seu próprio tempo, perder para sua concorrência, e patinar em métodos de publicidade que estão com os dias contados.

Contratar uma agência ou fazer isso por conta?

Talvez seja possível fazer você mesmo, mas o resultado não será igual ao trabalho executado por um profissional competente e experiente.

Da mesma maneira, os melhores resultados são obtidos quando realizados por especialistas. Você pode contratar um profissional para trabalhar dentro de sua empresa. Porém, manter um profissional qualificado e atualizado requer investimento contínuo em treinamentos e cursos, além das despesas trabalhistas.

Uma agência possui diversos profissionais especializados e atualizados em áreas distintas do marketing digital, que irão pensar em conjunto para obter os melhores resultados para a sua empresa.

Scroll to Top
Política de Cookies

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Consulte nossa Política de Cookies.