Os design estão em constante evolução, com novos postos de trabalho, eventualmente torna-se mais interessante a profissão. A quatro formas primárias diferentes desta profissão – UX, UI, IA e IxD, cada uma tem um significado diferente com a sua própria função.
UX – User Experience Design
A sigla UX traduzida para o português é Design de Experiência do Usuário. Ele melhora a usabilidade e acessibilidade do usuário além de, prazer proporcionado na interação. Estende em abordar todos os aspectos percebidos do produto ou serviço, pois engloba a tradicional Interação Humano Computador (HCI).
Conforme, o responsável pela lógica do produto é UX, através de wireframes e protótipos feitos em programa como Mockplus, Justimind, Axure entre outros. Em síntese, são preocupados sobre as sensações que o produto pode proporcionar. A comunicação e especial é uma habilidade essencial dos Designers UX. Eles realizam pesquisas, testes de usabilidade A/B e análises competitivas. Caso um site seja difícil de usar as pessoas tende a não voltar mais para eles, ao contrário daqueles que tem uma boa experiência, estão mais propensos a voltar e recomendar a outras pessoas.
UI – User Interface Design
O Design de Interface é mais conhecido como UI, ele tem a capacidade de selecionar os elementos certos da interface, para melhor interagir com o usuário – como botões, campos de texto, listas codificadas e etc., eventualmente, para aqueles que precisão realizar tarefas e dispor na tela de uma maneira que serão facilmente compreendidos para o usuário. Pois, o objetivo primário é as interações das pessoas com os produtos de forma simples e eficiente.
São incluídas no UI Design
– Controles de input: botão, campo de texto, lista dropdown, caixa de listagem, caixa de seleção, campo de data e campo de texto.
– Componentes de navegação: slider, paginação, tags, ícones, breadcrump e campo de busca.
– Componentes de informação: notificação, barra de progresso, caixa de mensagem e janela modal.
– Ferramentas: Photoshop, Illustrator, InVision e Sketch.
AI – Information Architecture
A Arquitetura da Informação engloba a maneira como o site/app é estruturado, além de como o conteúdo é organizada para as pessoas encontrarem melhor as informações e complementar as tarefas. sendo assim, a criação de mapas de sites, hierarquias, categorização e navegação. Quando começa criar um conteúdo e separa-lo o conteúdo e dividir em conteúdo.
Qualificações de AI
– Documentar propriedade digitais complexas (app móveis, web sites e serviço de sistema)
– Proficiência com Mockplus, Axure, Omnigraffe, Keynote e programas relacionados a AI.
– Analisar informações sólidas de comunicação (escrita e verba, ao pessoal de agências e clientes)
– Analítico (trabalho duro, criatividade e curiosidade)
IxD – Interaction Design
A tradução de IxD é Design de Interação, o qual define a estrutura e o comportamento de sistemas interativos, de acordo com, computadores e aplicativos móveis, para criar relacionamentos significativos entre as pessoas e os produtos. Os Designer de Interação lidam com tarefas complexas para transformá-los em projetos intuitivos, acessíveis e fáceis de usar. Portanto, é necessário a colaboração entre mais de um setor para criar uma interação apropriada. Em cada fase, irá ser antecipado as necessidades dos usuários e garantir as surpresas e produtos finais para deleitá-los.
Para simplificar as definições de cada ramo falado do design:
– UX Design é como o usuário sente-se sobre os aplicativos
– UI Design é o que, onde e como os elementos funcionam nos sites e aplicativos
– IA Design a organização de um aplicativo
– IxD Design interação entre o usuário e o site/aplicativo
Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo do marketing.
5 dicas que todo empresario de marketing digital precisa saber