O vocabulário do marketing digital!

Traçar estratégias voltadas para o marketing digital de sua empresa exige dedicação. Afinal, são muitas ferramentas, com nomes específicos e que definem ações diretas. Por isso, quando você inicia no mundo do marketing online, é necessário compreender o vocabulário empregado, a fim de otimizar os seus resultados.

Provavelmente você já se deparou com palavras como SEO, Inbound, lead, persona, funil de vendas… Entretanto, você sabe definir o que cada uma delas significa? Ou melhor: qual é a sua função, dentro do planejamento de marketing digital de sua empresa?

Vamos descobrir juntos! Acompanhe a leitura e seja craque no vocabulário de marketing digital!

 

Marketing digital: afinal, qual é a sua importância?

Com o varejo online crescendo ano a ano, criar estratégias de marketing que sejam voltadas para o público que consome internet é uma atitude inteligente. Por isso, as práticas de marketing são aplicadas ao consumidor online, para alcança-los e engajá-los em suas campanhas.

Porém, para quem desenvolve esse planejamento, é de fundamental importância reconhecer os conceitos mais utilizados, de modo a otimizar as ações e atingir os objetivos propostos. Vamos ver quais são os principais e qual a sua função dentro do marketing digital.

 

Inbound marketing

É o chamado “marketing de atração”, que visa atrair o seu cliente até você, usando de estratégias como o marketing de conteúdo. Diferente do uso de anúncios, que são agressivos, o inbound visa captar a atenção do cliente e fazer ele mesmo vir até sua página.

 

Marketing de conteúdo

É uma ferramenta que busca cativar o cliente, através da disponibilização de conteúdos que o interessem. A partir disso, é desenvolvido o objetivo da campanha, que pode ser a venda de determinado produto ou serviço, ou, até mesmo, a prática didática de orientar o consumo.

 

CTA

É a sigla para “Call-to-action”, que seria a chamada para ação. CTAs são um conjunto de práticas que intencionam levar o cliente a agir de determinada forma. Ou seja: uma chamada para fazê-lo agir.

 

Funil de vendas

É a prática de identificar em qual posição o seu possível cliente está, dentro do processo de compra, e criar meios de captá-lo. O funil de vendas se divide em três etapas: topo, meio e fundo. Dependendo de onde o cliente está, dentro desse panorama, você cria ações para leva-lo até você.

 

Lead

É todo “possível cliente”. Os leads ainda não são consumidores efetivos de sua oferta, mas podem vir a se tornar.

 

Landing Page

São páginas criadas com o único intuito de ofertar algo, seja um produto, serviço, disponibilização de material. As landing pages são páginas que intencionam a conversão do cliente. Ele clica nela e é redirecionado para a página onde irá adquirir o que foi ofertado.

 

Teste A/B

São testes que visam identificar qual é a melhor abordagem a se usar com os seus possíveis clientes. Através de um teste, como o próprio nome da ação diz, você visualiza qual deles gera mais impacto no lead e quais são as métricas obtidas através disso.

 

Métrica

São os dados quantitativos obtidos após a análise de uma determinada ação. Em termos mais simples: qual é o resultado que você conquistou.

 

SEO

Ou Search Engine Optimization. É um conjunto de práticas voltadas para o marketing de conteúdo, que otimizam a qualidade de sua página e interferem na posição em que você será mostrado nos mecanismos de busca.

 

Ranqueamento

O ranqueamento é a determinação feita pelo mecanismo de busca, baseado nas práticas de SEO que você utiliza, e que define em que posição você será mostrado, caso alguém pesquise pelo termo relacionado ao seu conteúdo.

 

Parece difícil, mas não é. O marketing digital permite que você crie uma infinidade de estratégias para captar seus leads e convertê-los em clientes. Fale com o pessoal da Agência ArtSeven e venha descobrir ainda mais maneiras de otimizar o seu processo de marketing digital.

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