Se a Internet revolucionou o cotidiano das pessoas, também fez mudanças profundas nas relações com as marcas. As possibilidades de alcançar o público certo nunca foram tão altas. Mas, ainda assim, essa facilidade requer um conhecimento que uma consultoria de Marketing Digital pode proporcionar com mais qualidade.
Você está satisfeito com os resultados da sua empresa? Se fizermos essa pergunta para alguns empreendedores, certamente a resposta será não! Isso é bom, pois mostra que não estamos na zona de conforto, mas pode ser um indício de que as oportunidades não estão sendo aproveitadas da melhor forma.
É comum ver pessoas que pensam que tem informações suficientes, mas esses profissionais não conseguem chegar a resultados satisfatórios. É aí que entra a necessidade de entender o que é consultoria de Marketing Digital e por que contratá-la. Afinal, como donos de um negócio, sempre devemos buscar maneiras mais eficientes de realizar as tarefas e de aumentar as vendas. Entenda o conceito a seguir!
O que é uma consultoria de marketing e como funciona?
Qualquer empresa sabe que deve procurar novas maneiras para aumentar as vendas e os lucros. Entretanto, elas também precisam diminuir os custos em momentos conturbados, como crises financeiras, visando facilitar a saúde financeira do negócio.
É nesse momento que você deve mostrar que é um empreendedor de sucesso! Muitos podem retirar investimentos de marketing, reduzindo valores da campanha ou até mesmo interrompendo-as.
Mas você não deve fazer isso! Afinal, o marketing é o setor responsável por gerar as oportunidades e aumentar suas vendas. É ele que agrega valor à marca e atrai os consumidores. Nunca pense no valor aplicado ao marketing como um gasto, mas sim como investimento.
Porém, como todo investimento, esse também deve ser bem planejado antes de ser aplicado. Do contrário, não gera resultados. Por isso, é importante entender o que é uma consultoria de marketing digital e o que esse trabalho pode trazer de frutos para sua empresa.
Ela funciona como qualquer modelo de consultoria, aconselhando as melhores ações rumo a metas e objetivos. Nesse caso, a contratada faz um diagnóstico completo das ações da sua empresa, analisando os pontos positivos e negativos, as oportunidades e os desperdícios.
O objetivo da consultoria é fornecer ao cliente um melhor desempenho nas estratégias, utilizando ferramentas adequadas para realizar todas as análises apropriadas. Ela faz o necessário para apresentar as estratégias que ligam a empresa ao comportamento do consumidor moderno.
Precisamos levar em conta que a maioria das pessoas utiliza a internet como meio principal de informações para guiar as decisões de compra. É por isso que atuar com as estratégias digitais apropriadas se torna essencial para qualquer empresa.
E se você pensa que suas vendas estão boas, que as ações de marketing geram resultados e, por isso, não precisa de uma consultoria, está redondamente enganado! É muito mais difícil alguém de dentro da empresa, que vive o dia a dia, enxergar o próprio erro. Uma falha banal se torna rotineira e invisível no processo, passando a minar parte dos seus ganhos e impedindo-lhe de crescer.
Por isso, o trabalho de uma consultoria de Marketing Digital é tão importante. Ela consegue reconhecer os problemas com mais facilidade, a partir de uma análise minuciosa das suas estratégias. Então, aponta o que deve ser melhorado e como contornar os problemas diagnosticados.
Como funciona a consultoria de Marketing Digital?
O trabalho de consultoria de Marketing Digital pode consistir em um único profissional ou em uma equipe especializada. Tudo para identificar quais métricas, indicadores e outros pontos podem ser melhorados.
O diagnóstico é feito em etapas que direcionam pontos de avaliação, mas é claro que elas variam de projeto para projeto. Alguns pontos que podemos citar são:
- conhecimento dos valores, missão e objetivos, em curto, médio e longo prazo;
- mapeamento da presença online da marca;
- confirmação dos objetivos pós-análise dos dados e diagnóstico;
- indicação do plano estratégico adequado para as melhorias.
Assim, a consultoria de Marketing Digital consegue ajudar a elaborar com mais eficiência o plano estratégico. Isso é feito sugerindo melhoras nas ações já existentes e propondo alterações e desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente para adequá-los aos propósitos das metas.
Ela se utiliza de ferramentas especializadas rumo aos melhores resultados, estabelecendo parâmetros para realizar um trabalho de qualidade nas ações. As atividades incluem:
- diagnóstico de problemas e falhas;
- análise do público-alvo;
- adaptação das estratégias atuais;
- planejamento de campanhas;
- monitoramento de resultados;
- acompanhamento de tendências;
- análise da concorrência;
- entre outras.
As ações permitem chegar às soluções ideais para o seu negócio, atendendo ao nicho específico. A partir de cada atividade da consultoria de marketing digital, é possível personalizar as suas estratégias para alcançar o público-alvo e interagir com ele de maneira mais incisiva e eficaz.
Digamos que você trabalhe com vendas de veículos automotivos, mas as suas campanhas estão tão desalinhadas que impactam mais o público que procura por motos. Todo esse trabalho de diagnóstico consegue identificar o que deve ser melhorado para que você alcance quem realmente deve: interessados em carros.
E isso pode ser o motivo pelo qual as suas campanhas dão pouco resultado, independentemente do seu setor! Então, o funcionamento da consultoria pode ajudar a focar os esforços de Marketing no público-alvo.