Muito provavelmente você já ouviu falar sobre PodCast. Ou, em alguns casos, deve ser um recorrente utilizador desse tipo de comunicação. No entanto, hoje falaremos sobre os podcast de um modo mais analítico, com os olhos voltados para uma possível gestão em marketing.
Se você quer entender mais como os dois podem se conectar, então acompanhe a leitura!
O que é PodCast?
PodCast é o nome dado à conteúdos exclusivamente feitos por meio de áudios. Tem quem acredite que o PodCast é a renovação do rádio, mas eles possuem características bastante distintas. Enquanto o rádio tem um conteúdo contínuo, nos PodCasts os temas são mais específicos, e é exatamente isso que o torna tão especial.
Normalmente, os conteúdos de PodCasts são gerados sob demanda. Isso significa que os seus criadores investem tempo em pesquisa e no desenvolvimento de um tema, para poder falar sobre ele. Por isso, não é incomum que os PodCasts se dividam em vários capítulos.
O arquivo de áudio é feito a partir da gravação de uma conversa sobre o tema pesquisado, aprofundando o assunto e gerando maior interatividade entre a plataforma e o usuário. Dessa forma, esse arquivo pode ser disponibilizado por streaming e, hoje, os aplicativos de música tem aumentado o seu rol de PodCasts para acesso.
A grande sacada dos PodCasts
Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo hábil para poder ler sobre algo que nos interessa. Então, a proposta dos PodCasts pode ser determinada como a divulgação do conteúdo de um blog, mas apenas por áudio. Assim, as pessoas podem escutar enquanto praticam outras atividades.
Isso recai em uma das principais vantagens do uso de arquivos via streaming ou adicionado em reprodutores de áudio e vídeo: a possibilidade de acessar o conteúdo quando, onde e como eu quiser. E, acredite, essa liberdade para consumir o conteúdo faz com que as pessoas se sintam ainda mais motivadas a buscá-los.
PodCast como uma ferramenta de marketing
No mundo do marketing, qualquer oportunidade que você tenha de divulgar sua marca ou produto, para uma grande quantidade de pessoas, deve ser usada. Assim, fica fácil entender que os PodCasts são uma excelente forma de ofertar seus serviços.
Diferente da propaganda massiva, pouco segmentada e que, no final, pode não trazer tanto retorno, investir na publicidade dentro dos PodCasts é uma sacada a ser melhor compreendida. Veja só:
Propaganda para público direcionado
Divulgar produtos e serviços relacionados à determinado conteúdo é uma maneira sutil de fazer propaganda. Porque, quando a publicidade não é invasiva e surge como uma opção complementar, gera uma sensação empática no consumidor, que tende a considerar a sua oferta com mais interesse de compra.
Criatividade
Normalmente, as propagandas inseridas dentro de PodCasts são mais criativas e isso pode parecer um desafio no começo. Mas, lembre-se: o seu público está lá porque quer, não de modo massivo. Por isso, invista em uma propaganda mais elaborada buscando atingir especificamente os ouvintes.
Aumento e reforço da confiança do seu público
Normalmente, os criadores de PodCasts estudam muito para criar um arquivo. Quando há um tema específico para o canal, então eles podem ser considerados uma espécie de especialista sobre o assunto. Linkar a sua marca à esse tipo de transmissor de conteúdo pode fazer milagres para aumentar a confiança de seu público.
Público fidelizado
O público de um PodCast é fiel. Após se tornar um consumidor desse tipo de conteúdo, é comum que as pessoas encontrem os canais que mais as interessa e, a partir daí, ouvir as novas postagens sempre que surgem. Sendo assim, investir em propagandas nesses canais é garantir que ela será ouvida pelo seu público.
O que achou da ideia? Que tal investir na publicidade dos PodCast?