O que é o marketing digital?

Surgimento do Marketing Digital

Devido à popularização dos computadores e da internet de alguns anos para cá, iniciada nos Estados Unidos, iniciou-se uma revolução digital que mudou a sociedade e a forma com que as pessoas se comunicam entre si.

Como uma consequência da popularização da internet, que o marketing digital nasceu. Mas, na época em que surgiu, ainda não havia muita distinção entre marketing digital e marketing, porque os dois têm o objetivo principal em comum: promover alguma marca.

No início, havia algumas limitações e por isso, não era visível a distinção entre marketing tradicional e marketing digital. Estas limitações se deram pelo fato de não haver interação entre o consumidor e a empresa, era uma comunicação unilateral ocasionada pela empresa para o consumidor.

Esta distinção começou a ser maior quando a tecnologia passou a não apresentar tantas limitações como nos anos 90, por exemplo, então a partir de alguns anos posteriores, a diferença entre ambos, começou a ser exaltada, à medida que a internet era o canal que o marketing digital se utiliza.

Feito este percurso histórico, conseguimos entender que foi só nos anos de 2000 em diante, com a popularização e aumento do usufruto da internet que o marketing digital começou a ser visível, tomando forma e até hoje, vem revolucionando a forma como as empresas faz comunicação com seus consumidores.

O que é o Marketing Digital

De forma básica, o marketing digital é as estratégias provindas do marketing que são empregadas e adaptadas para ser colocadas na internet e nos aparelhos móveis.

O Marketing Digital, diferentemente do Marketing Tradicional, usa técnicas de comunicação para conseguir a promoção de produtos ou de serviços, fazendo isto, de forma rápida, personalizada e de muito significado para a empresa em que está sendo promovida.

Outra explicação viável para ilustrar o que é o marketing digital é dizer que ele é o conjunto de atividades de marketing de uma empresa, em específico, executadas de modo que atraia mais consumidores do produto que a empresa oferece.

Assim, dialoga com os clientes, forma laços com eles, criando assim, um relacionamento mais íntimo e o mais importante, é construir, por meio da interação, a identidade da empresa no mercado e tudo isso, feito através dos meios de comunicação online.

Todos esses fatores são atribuídos via internet e sendo ela a maior fonte de informações no mundo, as empresas se utilizam desse recurso para investir no marketing digital. E o grande desafio é mandar a mensagem certa para os consumidores certos e no momento certo.

Para que esse desafio não seja um impedimento para a comunicação entre empresa e consumidor e para que ela seja efetuada com sucesso, hoje em dia existem profissionais qualificados e com ferramentas qualificadas para este tipo de trabalho.

Os profissionais utilizam ferramentas que otimizam os websites, aumentam a visibilidade das páginas criadas nas redes sociais, criam conteúdos que julgam importantes para a empresa e assim, conseguem aumentar o número de interessados no produto e o número de consumidores.

Segundo o IBGE (2015), cem milhões de brasileiros possuem acesso à internet, sendo este número, o equivalente de 50% da nossa população e devido a esse grande avanço, o Marketing Digital acabou se tornando para as empresas a primeira escolha das empresas a se investir.

Isto se deve pela grande vantagem que o Marketing Digital proporciona, pois o investimento em comunicação tem mostrado inúmeras vantagens em cima do Marketing Tradicional e dentre elas, está o aumento do retorno sobre investimentos nas ações digitais.

Outro fator que merece ser ressaltado é que com a aproximação da empresa com o consumidor, o feedback é muito mais rápido e acessível, fazendo com que a empresa receba e tente melhorar, de modo que agrade mais os seus consumidores.

Se você quer aumentar o seu engajamento com as redes sociais e deseja ter maiores detalhes sobre como otimizar as suas campanhas, entre em contato com a Agência ArtSeven. Com larga experiência nesse tipo de trabalho, os especialistas da ArtSeven poderão te ajudar as traças as melhores estratégias de captação e conversão em vendas.

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