Antigamente, veicular um anúncio em uma rádio ou entregar um flyer na sinaleira, era sinônimo de que os consumidores conheceriam a sua empresa. O Outbound Marketing, interrompia o dia a dia das pessoas para forçá-las a olharem para a sua marca. Contudo, com o advento das novas tecnologias, surge o Inbound Marketing, trazendo a transformação no mundo digital.
Afinal, ninguém gosta de ser bombardeado com milhares de informações que consideramos inúteis, você concorda? Sendo assim, as marcas precisam compreender que o comportamento do consumidor mudou e que as mídias tradicionais já não funcionam mais. Desta forma, é preciso rever as suas estratégias para manter-se cada vez mais competitivo.
Quer aprender mais sobre o Inbound Marketing? Continue a leitura!
Entenda o que é Inbound Marketing
Inbound Marketing, marketing de entrada ou atração, é um novo conceito que surge para ajudar as empresas a se conectarem com o seu público e, consequentemente, conseguir mais vendas.
Ele traz uma nova metodologia baseada em atrair a atenção dos seus consumidores, fazendo com que eles procurem a sua empresa (diferentemente do Outbound Marketing, na qual a marca “se joga” no cliente).
47% dos consumidores pesquisam online antes de comprar.
O Inbound Marketing é norteado por três grandes pilares: SEO, marketing de conteúdo e estratégias em mídias sociais. Juntas, elas formam um planejamento estratégico on-line. Portanto, é fundamental que as empresas compreendam esses conceitos e possam traçar estratégias digitais para encantar os seus clientes e conduzi-los para a jornada de compra. Você não sabe o que é jornada de compra? Venha com a gente!
Veja como funciona a jornada de compra e o funil de vendas
O objetivo do Inbound Marketing é atrair os seus possíveis clientes até a empresa, fazendo com que haja uma boa comunicação que atenda às suas necessidades. Assim, o consumidor encontra a empresa como a solucionadora para todos os seus problemas (mesmo que ele, inicialmente, não saiba que tenha um problema!).
Podemos chamar esse processo de jornada de compra: é um modelo utilizado para conduzir o cliente, passando por todas as etapas do funil de vendas. Você não sabe o que é funil de vendas? Calma! Vamos explicar. O funil de vendas é um modelo estratégico que conduz e orienta o cliente. Ele é dividido em três etapas:
- topo;
- meio;
No topo de funil (ou atração), o cliente ainda não sabe ao certo se tem (ou não) uma dor. Pense que ele está apenas navegando aleatoriamente na internet e encontra um assunto que desperte o seu interesse.
No meio de funil (ou consideração), o cliente já compreendeu que tem um problema e busca por algumas possíveis soluções. Já, no fundo de funil (ou decisão), o cliente avaliou o seu problema, encontrou a solução e está decidindo se deve (ou não), investir na sua empresa. Dessa maneira, para cada etapa do funil são criados conteúdos estratégicos para conduzir o cliente até o fundo de funil, momento este em que ele fechará a compra do produto ou o serviço da sua empresa.
Nesse aspecto, o mais interessante é que você deve abusar da imaginação e criatividade para criar diversos formatos de conteúdo (respeitando, é claro, todas as etapas do funil), tais como:
- newsletter;
- blogpost;
- infográfico;
- webinars;
- artigos;
- e-books.
Avalie a importância do conteúdo nesse processo
É por meio de um conteúdo rico e qualificado que você atinge o seu cliente no momento certo, com as palavras certas. Por isso, o marketing de conteúdo está sendo cada vez mais utilizado no Inbound Marketing.
O primeiro passo é você mapear uma estratégia digital, avaliando os seus objetivos, tais como:
- atrair mais visitantes para o meu blog;
- criar um banco de dados segmentado por uma landing page;
- fechar mais vendas;
- transformar visitantes em leads;
- transformar leads em clientes;
- tornar os clientes promotores da sua marca.
Depois disso, é preciso criar a persona do seu negócio: personagem semifictício que representa o comprador ideal. Isso porque, somente quando você compreende mais o seu público, poderá criar um conteúdo que realmente desperte o seu interesse.
Por exemplo, imagine que você tenha uma empresa que vende serviços de limpeza residencial. Ao definir a persona do seu negócio, você mapeia quais são os principais assuntos de interesse do público, tais como:
- decoração de casa;
- como fazer um happy hour em casa;
- como conciliar a vida pessoal com a profissional.
Deste jeito, você explora esses conteúdos de interesse para atraí-la para a sua empresa e, consequentemente, passar por todas as etapas do funil de vendas.
Saiba como utilizar o Inbound Marketing a favor da sua empresa
O primeiro passo é criar uma estratégia, um planejamento digital. Para isso, é fundamental contar com uma consultoria, (investindo em uma agência especializada), para que possa indicar o melhor plano para o seu negócio.
Além disso, investir em softwares e plataformas de automação ajudam bastante a otimizar o processo, principalmente na hora de escolher a palavra-chave, criar fluxo de nutrição e gerir os relatórios das suas campanhas. Falando nisso, você sabia que é essencial mensurar todos os resultados, certo? Por isso, uma empresa especializada ajuda a criar as melhores estratégias on-line e apresenta relatórios completos para que você avalie quais foram às ações que deram certo, (e também as que precisam ser aperfeiçoadas para o próximo mês).
O Inbound Marketing surge para ajudar a todas as empresas que anseiam por criar uma comunicação mais assertiva com o seu público. O objetivo é atrair, estrategicamente, a atenção dos visitantes para transformá-los em leads e, posteriormente, clientes. Para isso, existe uma série de estratégias e ferramentas que a sua empresa deve usar para conduzir o cliente na jornada de compra ideal. Então, contar com o apoio de uma agência especializada é a melhor opção para quem precisa de resultados imediatos e satisfatórios.