O que é o Funil de vendas

funil de vendas

O funil de vendas é um dos conceitos primordiais para aplicar no Inbound Marketing e aumentar os resultados de sua marca. É formado por um conjunto de etapas e gatilhos mentais, para facilitar a tomada de decisões. Ele é estruturado no planejamento para a aquisição de novos leads.

É feita a representação das etapas em um funil, que o potencial cliente passa. Desde o primeiro contato com a marca até o fechamento da venda do produto ou serviço. Ele é divido em três etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

 

O que é funil de vendas?

 

Formado por um conjunto de etapas para atender à jornada de compras do consumidor. O funil de vendas é o modelo estratégico que define as ações que serão feitas desde o primeiro contato com a marca.

Ou seja, o pipeline como também é conhecido está diretamente ligada às fases da jornada de compras do consumidor com a empresa.

 

Etapas do funil de vendas

 

– Topo do funil de vendas

 

Nessa etapa do funil de vendas, os consumidores descobrem que tem um problema ou uma necessidade a ser preenchidas, o qual era desconhecida até o momento.

Esta fase é a da consciência, é despertada após o possível cliente entrar em contato com a organização.

Para criar um relacionamento a marca precisa mostrar os seus benefícios, oferecer conteúdos ricos como e-books, os quais podem ser beneficiados após o preenchimento de um formulário. O lead deverá fornecer dados, como nome e e-mail, para assim, avançar nas etapas de compra.

 

– Meio do funil de vendas

 

A etapa do meio do funil de vendas já lida com leads que estão em busca de resolver as suas necessidades, mesmo que eles não saibam como proceder, podendo ser da compra de um determinada ou produto a aquisição do ingresso para um show.

Ao nutri os seus leads estará por leva-los a mais um passo no caminho para torna-os clientes.

 

– Fundo do funil de vendas

 

Por último o BoFu, os leads passam a ser oportunidades de melhorar nas vendas, pois estão prontos para serem abordados pela a sua equipe.

Ao seguir todas as etapas você estabelece uma conexão com os seus clientes. Assim torna-se referência no assunto, podendo ser o parceiro ideal.

 

O funil de vendas na prática

 

A compreensão do funil de vendas fica mais claro com um exemplo prático de suas etapas.

Para ajudar você a entender como esse conceito pode ser aplicado, vamos lhe dar um exemplo prático de sua funcionalidade.

A sua empresa vende produtos importados o qual tem um site que fala sobre os seus itens, como cuidados que você deve tomar ao comprar o item.

No topo temos ToFu a pessoa encontrou a sua empresa por meio de uma pesquisa na internet, a partir daí o possível cliente encontra familiaridades com o seu produto.

Em seguida, no MoFu o provável consumidor pesquisa em seu site maneiras para obter o seu produto/serviço.

Após algumas procuras, ele toma uma decisão de compra.

No fundo o BoFu, o lead compara algumas lojas online com a sua, pois ele quer garantir que está comprando algo de qualidade.

Em seguida, ele efetua a compra em seu site. Feliz com a experiência o cliente deixa uma avaliação positiva na seção de depoimentos e torna-se um promotor de sua marca.

 

A importância do funil de vendas

 

Um funil de vendas bem delineado vai muito além de possuir conhecimento da jornada do seu cliente.

Cada camada do funil é fundamental para concluir a venda. Por isso, as informações têm que satisfazer cada lead que estiver interessado.

Um fato já constato por muitas empresas é que as pessoas estão cada vez mais exigentes. E demandam um serviço/produto de qualidade, desde o atendimento inicial até a finalização da compra.

Desta forma, é importante saber como os possíveis clientes chegaram até a sua empresa. O que eles pesquisam sobre a sua solução. E quais incertezas tem no momento da compra. É preciso utilizar as melhores técnicas de marketing. Para construir um funil focado em atrair mais pessoas e transformá-las em reais compradores.

 

Como desenvolver um funil de vendas

 

O funil pode ser criado em três passos, para você monitorar a jornada dos clientes.

 

– Mapeamento da jornada no funil de vendas

 

Quando a sua empresa já possui uma cartela de clientes, você pode mapear a jornada de compras no funil de vendas. Com uma série de perguntas destinadas aos melhores usuários de sua organização, para assim, definir o perfil do consumidor ideal.

Mas se a sua empresa está começando a melhor maneira de fazer isso é conversar com o máximo de clientes possíveis para descobrir como chegaram até você.

 

Definição de milestones no funil de vendas

 

Essa etapa é fundamental para saber quando o cliente entrou em uma nova etapa do funil de vendas. E assim é possível verificar que seus clientes amadureceram e estão mais propensos a compra do seu produto/serviço.

Deste modo, é possível utilizar as ferramentas corretas para convencer o cliente passar para a próxima etapa.

 

 SLA no funil de vendas

 

Por último, quando se tem um funil estruturado é preciso que as equipes estejam na mesma sintonia. Para assim, poder definir o que cada um pode fazer para ajudarem-se.

 

O funil é fundamental para acompanhar todo o ciclo de aquisição e assim permitir identificar o que acontece em cada etapa.

Lembre-se de nunca esquecer de considerar todas as etapas, pois cada uma é fundamental para obter o melhor resultado.

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