É preciso um bom conteúdo é necessário gerar leads qualificados para colocar em prática uma estratégia de inboud de marketing, mas sem um planejamento cuidadoso e conhecimento necessário sobre como captar esses contatos, para não desperdiçar tempo e investimento.
Leads ainda não são clientes de sua empresa, é necessário qualificar e segmenta-los bem para ter um melhor resultado.
É vital estabelecer uma triagem capaz de identificar, entre os leads captados, onde estão as melhores chances de fechar negócio e assim poder entregar apenas os leads certos para a equipe de vendas.
O que é leads?
No marketing digital, lead é uma pessoa que demonstrou interesse em informa-se o seu produto e serviço. O interesse é demonstrado quando o usuário preenche alguns dados em um formulário. Em contra partida, ele recebe todo um material ou acesso a alguma oferta exclusiva.
Mas um lead não é apenas o internauta, é também todas as pessoas que entraram em contato diretamente e interessam-se em mais informações sobre a sua empresa.
Ou seja, é fundamental para o sucesso da estratégia da marca. Ainda mais se levarmos em conta as baixas taxas de conversão de serviços digitais. É preciso conquistar a confiança desse potencial cliente, caso contrário ele irá abandonar os canais da marca.
Funil de vendas
A nuances que podem não funcionar como o esperado no funil de vendas, o qual o cliente passa por todas as etapas de maneira linear. Já os leads não passam por essas etapas da mesma maneira e acaba em não trabalhar em sinos. Sendo assim, o que o marketing impacta diretamente nas vendas. A pessoa que está mais interessada, corta o caminho do funil.
É importante entrevistar cliente e pessoas que estão no processo de vendas, dão insight diferentes, com argumentos que te ajudam na hora de fazer a venda.
Conversão em vendas
As estratégias de vendas bem mais sucedidas priorizam 90% das informações e necessidades da audiência, já em estratégias em que não obtêm sucesso esses números caem em 50%, para ter a conversam em vendas.
Os conteúdos precisam estar conectados e responder todas as dúvidas que os clientes possam ter, o mix de conteúdo com um planejamento mais eficiente, e gerar os leads de conteúdo.
Aproveitar as oportunidades
Estreitar relacionamento com o público, como por exemplo elaborar uma transmissão ao vivo sobre um determinado assunto, sincronizar com os materiais disponíveis para enviar sobre o mesmo.
É imprescindível estar atento em todas as oportunidades para estabelecer uma melhor comunicação e gerar os leads.
Leads qualificados
São a representação do seu potencial cliente, mas nem todos estão prontos para fechar a compra. Alguns ainda estão descobrindo as suas necessidades, enquanto outras avaliam as diferentes soluções do mercado.
É possível identificar quais contato têm mais chances de conversão. Dessa forma, é muito importante monitorar os leads que a sua marca gera e acompanha-los durante toda a jornada de compra. Para assim ser capaz de alimentá-los com os conteúdos adequados e leva-los até os estágios finais.
Sendo assim, você direciona os esforços de marketing e vendas para os contratos certos, no momento certo. E ter em mente onde a empresa quer chegar.
Sites de review
A sites específicos de review, é importante passar o seu produto por pelo menos em deles para saber como ele está saindo-se no mercado. Por pessoas que já tiveram experiências com você ou com o seu concorrente. Ver comentários em sites famosos. Você pode entender um pouco sobre a sua persona, as buscas internas também são um ponto chave para saber como seguir.
Todas essas dicas são necessárias para o aproveitamento total de seu conteúdo. Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a suas experiências.