O que é Mídia de Performance
Os canais de mídia paga possuem a audiência necessária para ajudar o anunciante a alcançar seu objetivo, como: gerar leads, aumentar tráfego, conquistar reputação e seguidores, fortalecer marca, entre outros.
A possibilidade de mensurar as ações através do rastreamento do usuário permite avaliar pontos que devam ser alterados ou melhorados na estratégia. Isso quer dizer que é necessária uma otimização constante, para alcançarmos o melhor desempenho possível.
Não poderia ser diferente, já que estamos falando de uma estratégia de performance! E a palavra performance já significa desempenho.
Se o objetivo de uma campanha não estiver claro, a estratégia quebra. Para performar tem que otimizar e isso nada mais é do que testar a estratégia, para que o objetivo se alinhe ao resultado.
Aqui podemos fazer uma brincadeira que irá ajudar você a entender o que é preciso saber para montar uma estratégia clara e objetiva: usando a metodologia 5W2H, já ouviu falar?
Trata-se de um checklist de validação do seu plano de ação, em que você tem que responder as perguntas básicas: “o que”, “porque”, “onde”, “quem”, “quando”, “como” e “quanto”. Os 5W’s representam “What”, “Why”, “Who”, “When” e “Where”, enquanto os 2H’s representam “How” e “How much”.
Pensando numa campanha de anúncios no Google Ads, por exemplo, você planeja seu investimento, define os valores, os canais de comunicação, os responsáveis pelas ações e demais atividades. Ou seja, você cria uma estratégia em cima dos objetivos e fará a gestão disso, o acompanhamento.
What — O que será feito?
Why — Por que será feito?
Who — Por quem será feito?
When — Quando será feito?
Where — Onde será feito?
How — Como será feito?
How much — Quanto vai custar?
Entre as vantagens de utilizar esse método na sua empresa, está o cumprimento de prazos e tarefas. Isso envolve a otimização e mensuração da campanha, que será o próximo tópico a ser abordado.
Como analisar os resultados na Mídia de Performance
Para que as campanhas pagas alcancem os resultados esperados por você, é preciso que eles sejam analisados constantemente por um analista. Isso é fundamental para avaliação assertiva do investimento; resultado efetivo nas vendas e também para que haja possibilidade de mudanças estratégicas rápidas, sempre que preciso.
É que não há receita nem garantias para o caminho certo no mundo dos anúncios. Aquele em que você irá obter todos os resultados desejados e exatamente no prazo e com o investimento que precisa. São mídias sociais, anúncios nativos, links patrocinados e muitos outros formatos disponíveis e possíveis de se utilizar para se divulgar na internet e todos eles dependem de variáveis que envolvem o usuário e o mercado.
Pense que o conceito de alteração do algoritmo baseia-se na estratégia das mídias em trazer uma melhor experiência para o usuário, e gerar mais tráfego. Parece simples? Mas é aí que entra uma das vantagens de ter um especialista em performance: ele irá testar, e caso não esteja no caminho certo, irá realizar as mudanças rápidas para alcançar as metas definidas.
Portanto, para otimizar as campanhas da sua empresa é preciso que haja profissionais experientes envolvidos, que entendam os números e saibam analisar os resultados gerados nas ações estratégicas.
Mídia de Performance permite acompanhamento do seu investimento quase em tempo real
Especialmente nos tempos atuais, em que dados valem ouro, tendo ainda que ser manipulados com rigor e dentro da nova Lei de proteção de dados LGPD, é preciso que a agência de marketing digital e os profissionais contratados por você e a sua empresa saibam mais do que montar as campanhas de uma maneira correta e segura. É fundamental que eles saibam ANALISAR AS MÉTRICAS e, com base nos resultados obtidos, acompanhar e modificar, se necessário, as estratégias das campanhas e investimentos feitos nas mídias pagas.
Você precisa de um estrategista e de um analista que saibam analisar as métricas das suas campanhas no Google Analytics e mensurar os resultados desses e outros anúncios, sejam eles nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma.
Por que é tão importante analisar as métricas?
Porque o que você não mede, você não melhora. Métrica, no Marketing Digital, serve para mensurar resultados: o alcance, o engajamento, as vendas online, os cliques ou o aumento da lista da base de clientes da empresa, tudo depende do que vai se medir, de acordo com o planejamento e a estratégia da campanha e suas ações.
Isso tudo, ao contrário do que se pensa e se propaga por aí, é algo que muitos profissionais do mercado não sabem fazer bem. Porque, para conhecer como funcionam as métricas é preciso medi-las, registrá-las e compará-las. Ou até mesmo analisar, muitas vezes, várias métricas juntas para tomar decisões, atitudes e traçar ações de marketing baseadas em dados para a sua empresa.
É importante que sejam feitas algumas perguntas em cima dos dados analisados, tais como:
- O que isso está impactando o crescimento da minha empresa?
- Isso está gerando barreiras de entrada para os meus concorrentes?
Para você, empresário ou gestor de uma empresa, fica como missão apenas receber os relatórios, de preferência com dados positivos e enxutos. E decidir, após receber um direcionamento por parte dos especialistas, sobre a continuidade das estratégias e novos investimentos.
Parece bom demais? Mas, assim deve ser, para que funcione, numa relação de confiança, feeling e análise de resultados para tomadas constantes de decisões.
A partir desse ponto de vista, você vai entender como utilizar a mídia de performance para o bem da estratégia da sua empresa e, assim, conquistar novos leads e clientes.
Quais as vantagens de se investir em mídia de performance?
A mídia de performance é como um combustível para decolar o helicóptero, afinal o que adianta comprar uma Ferrari e não ter dinheiro para colocar combustível? Ou seja, a mídia de performance permite que se alcance o objetivo, pois a mensuração é feita por meio de todas as ações de marketing digital.
Ter a possibilidade de investir numa estratégia que lhe dá a oportunidade de acompanhar e ver o resultado é um ganho enorme para qualquer empresário. Uma campanha em mídia de performance pode fornecer informações valiosas, como por exemplo, o número exato de cliques, conversão em leads e conversões em vendas.
Conheça as principais Mídias de Performance
As mudanças são constantes e a sua empresa também precisa ousar e entrar para esse mercado digital, investindo em Performance nas Mídias Pagas. Afinal, é praticamente impossível que o seu cliente em potencial não esteja em alguma rede social.
Além do mais, todas elas possuem plataforma de anúncio. Basta ter conhecimento para identificar as melhores opções e, assim, criar um plano estratégico ideal para a sua empresa. Afinal, ao contrário dos antigos anúncios em outdoor, jornais, revistas ou TVs, com as Mídias de Performance é possível realizar ajustes na estratégia rapidamente e mensurar o retorno dos investimentos. Como você só paga a partir de uma ação, a garantia de um bom retorno é maior.
Veja as principais mídias que você pode anunciar:
- Google Ads: é a ferramenta de criação de campanhas de links patrocinados no maior buscador da internet, com objetivo de exibir seus anúncios na rede de pesquisa, display, remarketing, mapas, shopping, entre outros. O Google Ads disponibiliza a veiculação de anúncios através de palavras-chave, região, interesse, comportamento, dispositivos, entre outros critérios. Também permite que seja criado um orçamento diário, através de lances definidos pelo analista para performar, seguindo estratégias de obtenção de cliques, conversões, views, ROAS, e outras métricas que possam otimizar os resultados.
- Facebook Ads: a ferramenta de anúncios do Facebook também possibilita a veiculação de anúncios no Facebook e Instagram para o público-alvo. Nessa plataforma, a segmentação das campanhas criadas torna-se ainda mais importante, porque o algoritmo do Facebook é voltado para a criação de uma experiência personalizada. Além de alcançar um público de interesse, ainda dá a opção de trazer públicos semelhantes, ou seja, aqueles que tenham o mesmo comportamento. Dentro do conceito de mídia de performance, o usuário paga de acordo com os resultados recebidos.
- Instagram for Business: ferramenta, criada para realizar campanhas no Instagram, permite a criação de anúncios e pagamento de acordo com o tempo em que ele fica no ar ou pelas conversões realizadas. Além disso, fornece métricas importantes do perfil da sua empresa.
- YouTube Ads: É possível anunciar nesta plataforma, através do Google Ads por meio de vídeos, banners ou pesquisa, alcançar as pessoas quando elas estiverem na página inicial do YouTube, pesquisarem assuntos específicos ou antes e durante o vídeos que seu público estiver assistindo, como um comercial de televisão. A vantagem de anunciar no YouTube é que é possível selecionar em quais canais o seu anúncio irá aparecer, o que ajuda muito na hora de segmentar o público. Porém, eles são baseados no custo por clique. Ou seja, cada vez que alguém clicar – independente de comprar ou não – ele é cobrado. Existe, porém, uma maneira de reduzir esse custo por clique, que é aumentando as chances de conversão a cada clique. Isso faz parte das estratégias que estamos falando aqui.
- LinkedIn Ads: a rede social para uso corporativo também possui uma plataforma de anúncios bastante completa. A principal vantagem de investir numa mídia de performance como o LinkedIn é poder segmentar os anúncios da sua empresa por profissão, cargo e até mesmo empresa. Ou seja, se o seu produto é voltado para um profissional ligado a um cargo definido, por exemplo, gerente de assuntos internacionais, seu anúncio ficará mais bem segmentado no LinkedIn do que em outras plataformas.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você, assim como ajudamos tantas outras empresas.