Uma rede social que tem conquistado cada vez mais profissionais e empresas. Hoje o linkedin conta com mais de 774 milhões de usuários em mais de 200 países no mundo inteiro, sendo a maior rede de negócios do mundo. Só no Brasil, são mais de 50 milhões de contas pessoais e profissionais.
O sucesso é tão grande que a própria rede desenvolveu meios e ferramentas para destacar o perfil das organizações e alavancar suas vendas. Estrategistas digitais que buscam constantemente, promover negócios no mundo online voltaram suas atenções para as oportunidades que a rede oferece.
A plataforma se tornou popular e hoje é incomum encontrar pessoas ou instituições que não tenham seu perfil no Linkedin. É como uma espécie de vitrine que mostra suas aptidões, portfólio, experiências profissionais ou de clientes que adquirem os produtos. Seja quem for, todos nós por trás do perfil, somos consumidores, certo? E para empresas que sabem usar isso ao seu favor, o impacto nas vendas é notável.
Mas afinal, quais são as estratégias de marketing utilizadas para promover a conta das empresas no Linkedin?
Conheça as estratégias de marketing digital no linkedin
O marketing digital está presente em praticamente todos os formatos online, como redes sociais, sites, página de captura e etc. No Linkedin não seria diferente, pois se trata da maior rede que conecta pessoas e empresas. A seguir vamos mostrar as estratégias desenvolvidas para ajudar no reconhecimento da marca e na conversão de leads.
Artigos no linkedin pulse
Excelente opção quando aliada ao marketing de conteúdo. As empresas podem postar artigos, notícias e dicas relacionadas ao mercado em que atuam. Também e uma ótima oportunidade para os clientes conhecerem a história do CEO e seus integrantes, afinal todos gostam de conhecer o rosto por trás da marca! Trata-se de uma rede social para compartilhar técnicas, conhecimentos e dividir suas experiências profissionais.
Linkedin ads
É parecido com o Facebook ADS, onde dentro da plataforma pode criar um gerenciador de anúncios. O Linkedin ADS ajuda a encontrar o público qualificado para o seu segmento, criando e otimizando campanhas, testes A/B, emissão de relatórios para análise de resultados, entre outras funções.
Participação em grupos
Criar ou participar ativamente de grupos no Linkedin mostra sua autoridade no assunto. Desta forma, as pessoas e organizações vão recorrer à sua empresa para aprender mais sobre determinado produto ou serviço. Participar de debates em grupos é uma forma de ser lembrado e ter a marca reconhecida.
Medir desempenho das postagens
A plataforma conta com ferramentas que medem o desempenho das postagens, ou seja, qual teve o maior número de curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outras métricas. Assim é possível adequar os próximos posts para impactar o público e ganhar mais visibilidade.
Para essa estratégia funcionar é necessário publicar posts regularmente na plataforma, para conseguir comparar o alcance de uma postagem para outra.
Fechar negócios B2B e B2C
Os posts do Linkedin não são publicados apenas para consumidores finais, mas para outras empresas. Quando são postados conteúdos relevantes, podem gerar conexão entre profissionais e organizações, e é aí que as oportunidades aparecem, tanto para fechar negócio ou até mesmo uma parceria.
Diferente das outras redes sociais, a comunicação dentro dessa plataforma deve ser mais profissional. É comum ver publicações de endomarketing ou de práticas sustentáveis que a empresa promove. É um lugar para se destacar, mostrar os pontos fortes garantem seu espaço em meio a tantas instituições que estão presentes na plataforma, aumentando as chances de vendas.