Inbound marketing o que é e como funciona

Quando bem executada, essa estratégia de marketing é eficiente e ajuda a empresa a alcançar seus objetivos. Nesse mar de concorrentes é imprescindível traçar o plano certo para chamar a atenção dos clientes, fazendo com que adquiram o produto.

Se os brasileiros passam média de 5,4 horas por dia no celular, segundo dados obtidos no ano de 2021, podemos concluir que a oportunidade é grande. Saber se posicionar de forma atrativa é o que destaca a empresa de seus concorrentes.

Para despertar o interesse dos clientes e guiá-los na jornada de compra é preciso divulgar conteúdos ricos, além de fidelizá-los enquanto navegam na internet. Por esse motivo, foi criada a estratégia de Inbound Marketing e, uma forma diferente de impactar os clientes e despertar o desejo de compra.

Mas afinal, o que é Inbound Marketing? Como funciona e como é aplicado? É o que abordaremos no texto a seguir, porém, antes vamos explicar o conceito dessa estratégia digital.

 

O que é e qual o objetivo do inbound marketing?

Uma estratégia bem popular no marketing digital que vem sendo cada vez mais aprimorada. O Inbound Marketing, em sua tradução significa “marketing de atração” e serve para todo e qualquer negócio, basta que os conteúdos sejam direcionados para atrair o público certo. O foco aqui é despertar o interesse e posteriormente o desejo de compra. Porém, nessa estratégia, o objetivo é fazer com que o cliente venha até você, interessado no produto ou serviço que a sua empresa vende.

O método consiste na alta produção de conteúdos ricos, ou seja, extremamente relevantes para o público. Se os clientes vêm até você, a ideia é divulgar conteúdos que agregam valor, como ensinar a sair do ponto A e ir ao ponto B, dar dicas, compartilhar experiências e até mesmo divulgar como seu produto transformou a vida de outras pessoas. As possibilidades são inúmeras e por isso o Inbound Marketing é tão presente no funil de vendas.

 

Como é aplicado o inbound marketing?

Através do famoso marketing de conteúdo, presente em todas as etapas do funil de vendas. Conforme mencionamos acima, a estratégia digital é voltada para a produção de conteúdos e claro, isso inclui postagens e gerenciamento de todas as redes sociais (dependendo do objetivo). Mesmo distribuindo tantos conteúdos relevantes, o cliente pode precisar de uma chamada para ação, e nada melhor do que uma landing page para conversão.

O e-mail marketing vai ajudar com os leads, criando um canal de comunicação direta para enviar frequentemente informações sobre o produto, notícias pertinentes e convites para eventos online.

O blog também faz parte do Inbound Marketing, que ajuda a ranquear seu site no Google! Quanto mais otimizada suas técnicas de SEO menor serão seus investimentos.

Portanto, como você pôde ver, se trata de umas das principais estratégias que compõem o marketing digital. Os investimentos não são altos e conforme o perfil ou site ganha visibilidade e performance, os investimentos consequentemente serão menores.

O Inbound Marketing ajuda a construir a autoridade da marca, mostrando que domina o assunto de diferentes formas. Visa fidelizar os clientes, proporcionando uma experiência única.

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