Humanização da marca: Como aplicar na minha empresa?

humanização da marca

Muitas vezes, as grandes marcas postam em suas redes ou propagandas, imagens com promoções, felicitações de datas comemorativas, dentre outras imagens, porém, sempre com um viés de padronização.

Sendo assim, muitas empresas não utilizam os recursos que possuem a seu favor, por exemplo, se há a possibilidade de criação de uma rede social que interaja mais com seu público alvo e dê a possibilidade de maior humanização da marca, qual o motivo de não estarem fazendo isso?

O que atrapalha a humanização da marca?

Uma das coisas que impedem a humanização da marca, mesmo que não propositalmente, é o peso de quererem todas as postagens, propagandas e meios de divulgação de uma forma totalmente padronizada e formal.

Porém, é nesse ponto que muitos se enganam, há a possibilidade sim de manter a marca dentro de seu estilo padronizado e com linguagem formal para o seu público se for isso que deseja, além disso, juntamente com todas as características particulares da marca, também é possível humanizá-la.

Como fazer a humanização da marca

De forma mais explicativa, humanizar uma determinada marca não precisa ser algo árduo, e são através das pequenas mudanças na forma de se comunicar com seu público que lhe trarão grandes resultados.

O melhor de tudo, nesse caso, é que os resultados aparecem em curtíssimo prazo, e assim você terá o estilo da marca do jeito que sempre quis, com sua singularidade e particularidade, porém, de forma humanizada e diferenciada no mercado.

Para isso, algumas dicas são necessárias para os empreendedores que não sabem por onde começar ou então não tem ideia de como a humanização é importante para sua marca, tenha esse cuidado e mude alguns pequenos aspectos, tornando sua marca humanizada.

Tente ser próximo do seu cliente

É preciso ter em mente que a relação com o cliente é uma das mais importantes para a empresa e também a mais íntima que o seu negócio irá presenciar.

Isso devido ao fato de que são seus clientes que consomem seus serviços ou produtos, fazendo com que a marca se mantenha em pé. Por isso, saber o que ele acha sobre a marca, se ela atende de maneira satisfatória ou não, é extremamente importante.

Porém, vale lembrar, tal intimidade e relação com o cliente não é o mesmo tratamento que você usaria com um melhor amigo, por exemplo, por isso, é importante não ultrapassar os limites, e mesmo durante conversas informais tentar ser o mais profissional possível.

Dessa forma, tenha em mente que ser íntimo e ter uma boa relação com o seu cliente não exclui o fato de que você é um profissional e precisa agir como tal. Portanto, o cliente irá até você contando suas dificuldades de uso e dúvidas, e você o atenderá de maneira responsável, sempre dando valor aos feedbacks recebidos.

Reconheça seus erros

Esse tópico é bastante delicado, pois muitos têm dificuldade em assumir seus erros e são orgulhosos demais quando se trata de reconhecer que a empresa errou e não o cliente.

Por isso, não deixe que o orgulho atrapalhe sua relação com os clientes e comprometa a imagem da marca. Sendo assim, não culpe o cliente pelos problemas que são da empresa; não trate seu erro como algo que não merece um pedido de desculpas.

Por isso, peça desculpas ao cliente e reconheça que todos erram, inclusive os membros da marca, dentre outras falhas que podem ser ocorridas devido ao sistema da empresa.

Cuidados com a formalidade

É necessário que haja sim formalidade entre empresa e consumidor. Porém, o excesso dela pode parecer uma relação muito robótica. Isso pode dificultar a humanização da marca

Por isso, é importante também humanizar a comunicação para que a empresa se coloque no mesmo patamar que o cliente, ao mesmo tempo em que, não abusa de expressões exageradas formalmente, porém, respeitosas e não se afasta mais de seu público.

Saiba ouvir e tenha empatia

É muito necessário saber ouvir as queixas do cliente e ter empatia diante do problema ou dificuldade pessoal dele. Além disso, essas são características de marcas humanizadas que têm seus clientes como prioridades.

Por isso, para que seu público alvo admire sua marca, tenha satisfação em consumir seus produtos ou serviços. É necessário que atenda e esteja pronto para ouvi-lo. Tenha sempre empatia e apresentando soluções que poderiam ajudá-lo.

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