A hashtag caiu em uso com o Twitter, mas muito antes disso, ela era utilizada para outras funções, no século XII, a tag era usado em partituras musicais. Anos mais tarde passou a ser usado no telefone e ainda conseguiu o seu espaço na programação de computadores.
Com a virada do século para o XXI, o designer de comunicação Chris Messina inseriu o “jogo da velha” nas redes sociais, em agosto de 2007. Ele é conhecido como padrinho da ferramenta nos tempos modernos. Porém, apenas em junho de 2009, o Twitter incluiu oficialmente a hashtag na plataforma. E quatro anos mais tarde, foi a vez do Facebook colocar a hashtag em seu sistema. E assim, sucessivamente outras marcas aderiram ao seu uso. Hoje é possível utilizar a ferramenta no Twitter, Facebook, Pinterest, Vine, Flickr, Youtube, Instagram e Google+.
Em países como o Estados Unidos, a hashtag é conhecida por Pound Key, visto que a palavra Pound faz referência à libra. Também já foi chamado de number sign, usado para definir posições #1 equivale ao primeiro e assim sucessivamente.
Já na Inglaterra, é chamando de hash e aí surgiu o termo hashtag. Por outro lado, a tag, pode ser traduzida como etiqueta com o sentido de uma palavra-chave, usado para classificar conteúdo na web.
O que é hashtag?
A hashtag é usada antes de palavras chaves, para assim, virarem hiperlinks dentro das redes sociais, indexáveis pelos mecanismos de buscas. Deste modo, é possível pesquisar e ver o que as pessoas estão a falar, sobre determinados assuntos definidos pela cerquilha.
O seu é tão presente que a palavra foi adicionada ao dicionário Oxford. Na definição: hashtag n. (nas mídias sociais de sites e aplicativo) uma palavra ou frase após uma cerquilha, usado para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico.
Deste modo, quando estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre determinado assunto ou conteúdo, você pode procurar pela tag com o nome do tema.
Quando usar hashtag
Muitas pessoas utilizam a ferramenta sem saber realmente para que ela serve, não aproveitam o poder de engajamento da hashtag. Para usá-la basta colocar a cerquilha antes da palavra-chave, lembre-se de escrever junto, pois a hashtag não reconhece o espaço.
A práticas que podem tornar o seu conteúdo mais ativo. Enquanto outras podem ir na direção oposta e acabarem por prejudicar os seus resultados.
Para um efeito mais assertivo, é fundamental fazer uma busca e averiguar o uso da hahstag. A variações em alguns casos, principalmente quando é usada por fontes oficiais. Um grande exemplo foi a Copa do Mundo de 2014, o qual a Fifa liberou 50 tags oficiais, porém, a mais usada foi #vaibrasil sendo que não era a oficial.
Como usar a hashtag
Utilize as pesquisas feitas para escolher a hashtag que mais estão sendo utilizadas, pois dessa maneira a chance de alguém ter acesso ao seu conteúdo é maior.
A palavra certa faz toda a diferença entre um assunto que pode passar despercebido a um viral. O ideal é ser uma palavra fácil de memorizar. Então escolha palavras-chaves curtas para não gerar poluição visual, mas isso não é necessariamente uma regra. Há momentos em que o uso de palavras-chaves grandes será necessário.
Use palavras de acordo com o tema, dê preferência as hashtag que estão dentro do proposto, visto que é essencial para realizar a pesquisa pela cerquilha. Lembre-se uma hashtag fora do contexto prejudica o engajamento.
É importante saber que as redes sociais tem públicos e assuntos diferentes. A hashtag pode estar bombando no Twitter, mas isso não quer dizer que em outros meios terá o mesmo efeito. É preciso antes de mais nada entender que cada público é diferente e com isso saber se a hashtag está sendo usada em outras redes sociais.
Não esqueça de escrever uma palavra por hashtag, pois ao contrário pode gerar baixo engajamento. Ainda assim, utilizar muitas palavras é ineficaz quando não está de acordo com o tema.
As hashtag já fazem parte da cultura digital e o uso nas redes sociais é cada vez maior. Elas já são obrigatórias em algumas plataformas para ganhar mais visibilidade e engajar o público. Elas reforçam a conexão de sua marca com os internautas, abuse das tags de acordo os meios e observe os resultados.
Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo do marketing.