Funil de vendas: otimize seu trabalho e tenha maior retorno

Funil de vendas: otimize seu trabalho e tenha maior retorno

Muitos profissionais das vendas acreditam que afunilar os seus possíveis consumidores diminuem as chances de efetivar transações. Estão errados e podemos provar!

Essa ideia de “quanto mais, melhor” está um tanto ultrapassada. É claro que, quando você tem um mercado consumidor enorme, as chances de vendas também crescem. Afinal, é algo lógico. Se você tem muita gente para vender, se torna óbvio que conseguirá efetuar vendas ali.

Bom, podemos te adiantar: vender muito não necessariamente significa lucrar muito. Afinal, o investimento para alcançar um mercado consumidor muito abrangente pode se tornar maior do que o seu índice de retorno.

Sendo assim, qual é a solução? Abrir mão das vendas, mudar de carreira e esquecer o sonho de ser um empreendedor de sucesso? Claro que não!

Conheça a ferramenta do Funil de Vendas!

 

O que é o Funil de Vendas?

Veja bem, o próprio nome “Funil” pode dar a entender que você estará diminuindo o seu gargalo de vendas. No entanto, não é bem assim.

A ideia de afunilar os seus clientes, consiste em determinar quais deles são seus reais compradores e, consequentemente, alimentá-los com propostas e gatilhos mentais, de modo a leva-los a adquirir o que você está oferecendo.

De um modo bastante simples: você semeia informações para o público em geral e, a partir daí, você começa a inserir estratégias mais específicas, de modo a conquistar os seus clientes e torna-los consumidores efetivos.

O Funil de Vendas é uma estratégia que está associada ao Inbound Marketing. O Inbound Marketing, em termos diretos, é a área do marketing que consiste em atrair o seu cliente até você, deixando-o “instigado” com as suas ofertas.

Basicamente, essa estratégia está diretamente relacionada com a Jornada de Compra de um consumidor. Essa jornada, nada mais é, que o caminho pelo qual o cliente percorre, desde o momento em que se dá conta de que precisa de um determinado item, até o momento em que ele efetiva a compra.

Partindo desse pressuposto, quanto mais você estiver presente na Jornada de Compra de um cliente, maior é a chance de conquistar a venda.

Para tanto, a ferramenta do Funil de Vendas é fundamental para acompanha-lo. Percebe como o nome “funil” passa a ter mais sentido? Você inicia com uma abrangência maior e vai cerceando o seu consumidor, até que ele realize a compra.

O Funil de Vendas é composto por algumas etapas. Veja quais são:

 

Topo do Funil

Na etapa do Topo, o consumidor percebe que tem a necessidade de algo. Essa percepção pode vir dele mesmo ou, então, ter sido estimulada por algum tipo de influência externa.

Qual é a sua função nesse momento? Demonstrar que a sua empresa está pronta para auxiliá-lo a adquirir esse determinado item. Ofereça conteúdos sobre o que ele está desejando e tente captar mais informações sobre o seu perfil. Uma boa opção é ofertar algo que o leve a criar um cadastro, como newsletter. Assim, você terá contato com ele com maior facilidade.

 

Meio do Funil

A partir do momento que o possível cliente se relacionou com você, mesmo por meio do clique em alguma publicação, e deixou informações sobre o seu perfil, você pode considera-lo um lead. Lead são os possíveis compradores. Logo, é neles que você precisa focar.

 

Fundo do funil

Na última etapa, os leads – que estão passando pela Jornada de Compra – estão prontos para adquirir o que necessitam. Se você fez um bom trabalho o acompanhando até aqui, a chance de ele procura-lo para efetivar a compra é muito grande. Ele deixa de ser um lead e se torna um cliente.

 

Perceba que a estratégia do Funil de Vendas consiste, primariamente, em estar presente para o seu comprador. A ArtSeven pode te ajudar a preparar um bom Funil de Vendas, de modo a prestigiar a Jornada de Compra de seu cliente. Contate-nos!

 

 

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