Um bom planejamento de marketing digital depende do correto entendimento do que é persona e público-alvo. Os dois conceitos podem ser usados em boas estratégias para ajuda-lo no posicionamento com a audiência.
Diante disso, não basta apenas ter bons produtos e orçamento para investir, é preciso conhecer muito bem quem são as pessoas que serão impactadas.
Quando a concorrência era pequena existiam poucos produtos e serviços oferecidos semelhantes no mercado, bastava definir o público-alvo e lançar as campanhas em veículos de comunicação de massa, como televisão e rádio.
Mas, houve uma expansão de crescimento do público e o número de marcas no mercado aumentou, junto com as exigências dos consumidores por soluções exclusivas. O público mudou junto com as exigências foi necessário criar novos métodos para atingir o target, como a persona.
Público-Alvo
O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto, certamente, já é difundido no marketing e na comunicação empresarial. Como resultado, mais preciso é uma fatia da sociedade que os serviços e produtos da marca podem ser úteis.
Informações para criar o público-alvo
– Formação
– Gênero
– Estado Civil
– Idade
– Hábitos de compra
– Profissão
– Região do País
– Classe Social
Usado por muitos anos como único meio de segmentação, o público-alvo pega uma gama da população ao qual, o seu produto ou serviço está de acordo.
Benefícios de usar o público-alvo
Indispensável na fase inicial para desenvolver novos produtos e estudar o mercado. Assim pode ser muito útil para precificação e começar a definir as campanhas e canais para serem usados na divulgação.
Persona
Persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma marca. Com ele compreende-se quem é o melhor cliente e do que ele precisa, assim, possibilita estratégias de marketing mais acertadas.
Como resultado a um maior detalhamento, há uma conexão empática da equipe de marketing com o cliente – o que gera uma criação e segmentação mais focada e eficiente.
Informações para criar o persona
– Nome fictício
– Breve história sobre como é a persona
– Profissão
– Hábitos de compra
– Estilo de vida
– Redes sociais favoritas
– Hobbies
– Valores
– Dúvidas
– Ambições
Benefícios de usar a persona
Como já explicado anteriormente, a persona faz o direcionamento mais preciso para a equipe de marketing e fornece informações e insghts poderosos para melhorar os resultados.
Certamente, a persona pode e deve ser usada em todas as etapas de vendas de marketing e até mesmo na prototipação de produtos.
Ambos são importantes em diferentes etapas de marketing, enquanto o público-alvo dá informações gerais sobre o cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes e criar mais empatia e visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.
Gostou de nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais noticiais do mundo do marketing.
5 motivos para a sua empresa estar no Instagram
Como escolher uma agência de marketing digital para cuidar da sua empresa?