Algumas semanas atrás tivemos dois acontecimentos importantes. O primeiro a estreia da última temporada de Game of Thrones e outro a estreia do filme Vingadores: Ultimato que encerrou um ciclo de 10 anos da Marvel. Ambos lançamentos movimentaram a internet, com post, artes, memes entre outras coisas. Você pode estar perguntando-se, mas o que isso tem a ver com a minha empresa – questionamento valido. É claro, já que seu segmento pode não fazer parte do ramo de entretenimento.
Porém, a infinitas possibilidades para beneficiar-se dessa parcela de visibilidade do mercado. E você pode usar isso ao seu favor, para desenvolver a identidade da marca tornando-a mais humanizada.
Por que fazer parte do movimento
O seu post pode acabar sendo viral e tomar proporções não imaginadas antes. E isso, não é somente com lançamentos de filmes e séries que sua marca pode-se beneficiar – os jogos também fazem um grande sucesso e cai no gosto da galera.
Em 2016, uma das maiores expectativas era o lançamento do jogo Pokémon GO, no Brasil. O anime foi assistido por toda uma geração. Além disso, veio ao mercado com uma proposta de pegar o seus próprios Pokémon, em realidade aumentada. Mas, para isso o jogador precisava dirigir-se a locais pré-determinados. Sendo assim, empresas que aproveitaram esse gatilho, utilizou o seu próprio estabelecimento como ponto de encontro, para os jogadores.
Com isso, marcas que aproveitaram-se deste lançamento tiveram benefícios evidentes e um aumento de compras em suas lojas. Além de visibilidade na internet, o que levou a um reposicionamento do mercado.
Outros lançamentos de sucesso
Outros exemplos foram os lançamentos de Game of Thrones e Vingadores: Ultimato ambos virais e mobilizaram a internet com memes e teorias do que iria acontecer. Algumas empresas entraram na brincadeira e tiveram um grande reconhecimento, como a Prefeitura do Rio de Janeiro. A qual aproveitou uma deixa dos fãs que estavam mandando pedido para NASA para salvar o Tony Stark.
Por sua vez, em uma grande sacada a Prefeitura do Rio de janeiro respondeu aos fãs da Marvel oferecendo ajuda com os telescópios do Planetário do Rio, com a data de funcionamento e como é feito para adquirir o ingresso.
Ainda mais recentemente tivemos a Serasa, na onda de GOT, a instituição fez uma analogia com as casas da série, cada uma representando os meios de pagamentos, como a casa do “Boleto Pago” os integrantes de só no débito, o seu lema: mais rápido do que o exército Dothraki e mais eficiente que qualquer Imaculado.
Esses são alguns dos exemplos que sua empresa pode fazer para obter mais engajamento com assuntos do momento, essas foram alguns dos cases de sucesso. Mas, nada impede de aproveitar outras deixas como música.
Os cantores sertanejos Luan Santana e Paula Fernandes lançaram a versão brasileira da música Shallow Now da cantora Lady Gaga. O lançamento inesperado e um tanto inusitado da canção tornou-se viral. Muitas empresas aproveitaram a deixa como o Uber, que em seu aplicativo acrescentou juntos e Shallow Now para pedir com a galera.
A sua marca também pode aproveitar lançamentos futuros, com brincadeiras ou memes. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco. Nós da Art Seven somos especialistas em redes sociais e podemos revolucionar a sua empresa.