A nossa experiência afirma que a principal distinção do marketing digital nas indústrias está na forma de se relacionar com o seu consumidor final. Para isso, o marketing industrial tem foco na persona e no modo de abordá-la, despertar o seu interesse e nutri-la com conteúdos ricos para que seja possível acompanhar o lead, ou seja, o seu cliente potencial ao longo de toda a sua jornada de compra.
Na prática, que a ansiedade da indústria é: como o marketing digital pode aproximar o consumidor da indústria? A resposta é: invista em conteúdo relevante. No entanto, antes de pensar no conteúdo de qualquer maneira, seja um e-mail marketing, uma landing page ou um site completo, sua indústria precisa utilizar uma linguagem que seus visitantes reconheçam e entendam. E, mais importante ainda, é necessário ter a certeza de que a sua indústria entende do problema, dor ou dúvida que se propõe a resolver com esse material que vai chegar ao seu público.
Sabemos que o grande desafio é que sua indústria vai se deparar com visitantes e prospects com diferentes níveis de consciência e, principalmente, conhecimento. Então, o contexto é prioridade na hora de pensar no marketing da sua marca.
Marketing de conteúdo para indústria
Em resumo, o marketing de conteúdo é o planejamento de ações que focam em atrair, vender e encantar o cliente, isso tudo dentro das estratégias do marketing digital.
Além disso, é uma forma de engajar o seu público-alvo e aumentar a rede de clientes em potencial por meio da criação de conteúdo relevante e consistente, focando em atrair, fidelizar, encantar e gerar valor de modo a criar uma imagem positiva e gerando mais negócios.
O marketing de conteúdo não foca em vender diretamente, e sim, conquistar o cliente de forma sutil. É possível criar, publicar e promover conteúdos relevantes para melhorar as suas vendas e aproximar o seu público.
Quando falamos de marketing de conteúdo para a indústria, ele tem o mesmo objetivo, porém, visa em atrair e suprir as necessidades das empresas e de seus empreendedores.
Se você comercializa uma película de controle solar com o marketing de conteúdo, ele não pensa apenas no preço, mas na produtividade que isso vai agregar ao seu fluxo de trabalho.
Assim, além de atrair a pessoa, o seu conteúdo precisa possuir linguagens e códigos que estejam de acordo com a cultura e visão da empresa destinada, ou seja, a quem está lendo.
Por que investir em marketing de conteúdo para a indústria? Vamos te contar!
Devo utilizar o marketing de conteúdo para indústria?
O seu potencial cliente está online e, por isso, a realidade dos setores de vendas mudou e hoje quem toma a decisão também preza pela facilidade que a internet nos fornece.
Por essa razão, toda empresa precisa ser introduzida no digital de alguma maneira. Sites, Instagram, WhatsApp, são inúmeras as possibilidades!
Já imaginou se quem trabalha com sistema de combate a incêndio recebesse informações sobre os incidentes pelo whatsapp? Os prejuízos provavelmente seriam evitados.
O marketing de conteúdo para indústria deixou de ser uma opção ao empreendedor, hoje ele é uma necessidade. Podemos dizer que ele é uma ferramenta de urgência para as organizações, visto que 84% dos consumidores usam a internet antes de comprar.
Além disso, 71% das empresas utilizam o marketing de conteúdo para atrair clientes e melhorar o posicionamento no mercado, e ainda movimenta bilhões de dólares a cada ano.
Quais são os benefícios desse marketing de conteúdo para a indústria? Pois bem, continue lendo!
Benefícios
Em comum com os objetivos tradicionais, o marketing de conteúdo possui algumas variações introduzido a indústria. As principais metas são:
- atrair novos clientes;
- reter os clientes atuais;
- compreender as necessidades do consumidor;
- consolidar-se em presença digital;
- ser referência no seu ramo de atuação.
Por exemplo, imagine trabalhar com blindagem de carros, entender as dores do seu cliente é reforçar a segurança dele e do seu automóvel.
Portanto, se seguir as estratégias conforme mencionamos durante esse post, a probabilidade de alavancar o seu negócio é bem grande. O importante é traçar os seus objetivos atuais e focar no processo para chegar no resultado!