Como desenvolver um projeto completo de Branding

Você já se perguntou o porque de quando você está comparando produtos, a marca é uma das características mais determinantes para o fechamento da compra? Poucos refletem sobre isso, mas uma marca que se consolidou no mercado e ocupou o desejado lugar das mais populares, um dia já foi pequena e precisou de uma boa estratégia de Branding para alcançar esse degrau.

O projeto de Branding, ou Gestão de Marca, é o principal trabalho que seu negócio, que está começando ou não, precisará para se destacar em meio à tanta concorrência. Branding é a criação do sentido da sua marca, é a voz que ela ganha, e, quanto mais completo e alinhado com sua persona ele for, mais alto essa voz falará, dizendo exatamente o que o seu perfil de cliente ideal quer ouvir.

Mas e você que nunca nem ouviu falar em Branding, sabe como esse processo funciona? Então continua lendo esse artigo que eu descrevi ponto-a-ponto como executamos essa estratégia para nossos clientes.

Um projeto de Branding bem sucedido deve compreender quatro grandes fatores, são eles:

 

Propósito

O primeiro passo é entender o motivo da marca existir, qual é a ideia que você quer vender com ela? Quais as dores que você pensou em curar no momento em que decidiu criá-la?

Neste primeiro momento é preciso deixar alinhado o propósito da empresa entre todos da equipe, todos devem estar cientes do que estão fazendo ali, que produto ou serviços estão vendendo e porque estão vendendo. Criar esse DNA do negócio facilitará, e muito, que sua empresa identifique melhor seu público, seus objetivos e encontre a melhor forma de se destacar no mercado e, assim, prosperar. Por isso pode-se dizer que esse é um processo majoritariamente interno.

 

Posicionamento

Com o propósito bem definido e claro para toda a equipe, o próximo passo é pensar no posicionamento, que nada mais é do que o contexto externo da marca, como ela deve ser vista, ouvida e sentida pela audiência.

Mas e como construir um posicionamento eficiente? Simples, conhecendo seu público. Entendendo como sua persona se comporta, quais são seus gostos, suas dores, seu estilo de vida, você entenderá como criar a atmosfera ideal que impactará diretamente nela, conquistando-a e promovendo o seu negócio. Porém, é importante ressaltar que sua persona é mutável, ou seja, poderá viver em constantes mudanças, o que lhe obrigará à acompanhar essa mudança.

Essa atmosfera pode ser criada através de um brand voice adequado, um approach interessante, a definição correta do arquétipo que agirá no subconsciente, as ações de marketing, o slogan, etc. Resumindo, é a criação da história orbitando a sua marca que seu cliente lembrará.

 

Identidade Visual

Feito isso, chegou a hora que o Designer mais gosta, botar a mão na massa! Agora é possível identificar e coletar todas as oportunidades de comunicação visual com base no que foi construído até aqui. É a cara do seu negócio, todos os valores definidos no propósito e no posicionamento são convertidos em elementos visuais, sendo o Logotipo como o primordial, as definições da paleta de cores e da tipografia, a papelaria, o website, as redes sociais e muitos mais. Dá uma olhada nesse dado:

Decisões sobre a credibilidade de uma empresa são de 75% com base na estética do seu website. (Fonte: University of Surrey).

Segundo estudos, o cérebro humano memoriza primeiro as formas pra depois memorizar a linguagem, o que significa que um Logotipo bem projetado e esteticamente eficiente vai fazer toda a diferença no seu negócio. A construção desta etapa deve estar atrelada com o approach (definição de uma linha criativa auxiliando a comunicação) ou com o Propósito da Marca, ou ambos. Em outras palavras, aqui o gancho criativo deve ser usado e abusado e o segmento da empresa deve estar em evidência.

 

Proposta de Valor

Pra finalizar, a Proposta de Valor é a reunião dos processos internos e externos da empresa. É a experiência e os sentimentos que o resultado deste projeto proporcionará, tanto para um melhor rendimento entre os membros da equipe, quanto para um maior benefício do público ao usar a marca, semelhante à Proposta de Valor definida no Canvas em seu Planejamento Estratégico.

“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” Wally Olins

A Proposta de Valor é o Branding em si, a ideia que o cliente estará comprando e a camisa que sua equipe estará vestindo, por esse motivo é chamada assim, uma proposta que servirá para gerar algum tipo de valor ao consumidor na compra de um produto/serviço, relacionando sua necessidade principal com benefícios extras. Por exemplo: uma mulher que está em busca de uma bolsa tem como necessidade principal o transporte de seus pertences, mas além disso ela pode optar pela bolsa que mais lhe tornará elegante, fashion, na moda, enfim, que fará ela pertencer à um grupo que foi criado em decorrência de um ou mais valores agregados à marca.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.” Seth Godin

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