Mais da metade dos consumidores está disposto a trocar bens materiais por boas experiências. É o que aponta um estudo global e recente da Mastercard, que analisou as preferências quando o assunto é bem-estar neste período pós pandemia. De acordo com o levantamento, 68% dos brasileiros declaram que preferem experimentar momentos agradáveis do que adquirir bens materiais neste momento.
A pesquisa também aprofundou o significado de “bons momentos” para os brasileiros e a maioria dos respondentes (61%) declarou que “passar tempo com as pessoas que gosta” responde a essa pergunta. Já para um grupo de 44%, “realizar alguma atividade que lhe interesse” pode ser considerado um momento agradável e 41% apontam que “se sentir aceito e poder ser você mesmo durante um tempo de qualidade com outras pessoas e viver uma experiência agradável”.
O isolamento social acentuou a necessidade dos brasileiros de estarem mais próximos. Por conta disso, a inclusão passou a ser um fator importante para os brasileiros também – 74% declaram preferir experiências inclusivas para diversos grupos. Experiências em que possam desfrutar com amigos e famílias também foram mencionadas por 88% dos entrevistados.
Tempo de qualidade e longe da internet
A preocupação com o bem-estar aumentou durante a pandemia. Um grupo de 40% dos participantes do estudo disse procurar atividades relaxantes, enquanto 35% dos brasileiros declararam que se concentram mais no bem estar facilitado pela tecnologia. A prioridade do autocuidado passa pelas esferas mental (93%), emocional (93%) e físico (91%).
Permanecendo mais tempos conectados à internet, a população busca agora encontrar um equilíbrio entre os períodos on e off-line. A maioria dos brasileiros (76% dos entrevistados) afirmaram fazer um esforço verdadeiro para reservar tempo livre para passar momentos de qualidade com amigos e familiares. E quase metade (43%) apontam que passar um tempo longe da web, desconectados e sem interrupções é necessário para o próprio bem-estar.
Em relação às possibilidades de descompressão da internet, os brasileiros mencionam atividades ao ar livre, em espaços abertos e fuga da vida cotidiana. Também são lembradas caminhadas, acampamentos e passeios a lugares remotos, além da prática de exercícios.
Aprender coisas novas também passou a ser identificado dentro desta categoria. Um volumoso total de 76% se declara ávido por conhecer novas culturas, enquanto 79% afirmam que estão sempre em busca de visitar novos lugares e atividades inéditas.
A pesquisa conduzida em nome da Mastercard Global Foresights, Insights and Analytics foi realizada no formato online pela Kantar em dezembro de 2020, com 17.895 consumidores maiores de 18 anos distribuídos por 18 países em cinco regiões do mundo (América do Norte, Europa, América Latina, Oriente Médio e Austrália).