Com o maior acesso da população à tecnologia, o marketing percebeu um viés de atuação mais embasado nesses pilares. Por isso, atualmente os profissionais de mercado conseguiram criar uma série de ramificações de suas competências, de modo que surgiram inúmeras profissões coligadas ao marketing.
Isso pode ser explicado pelo aumento do consumo, de modo geral. Mas também é preciso considerar que os métodos de alcance ao público, hoje, precisam ser mais segmentados e diretivos. Afinal, o consumidor moderno é dinâmico e interessado no que está sendo oferecido a ele.
Portanto, se você deseja contratar um profissional de marketing para a sua empresa considere avaliar qual a função que você realmente busca. Assim, talvez você encontre algum profissional especialista para a área.
Veja algumas das novas profissões do Marketing.
UX
UX é a abreviação de User Experience. Sua tradução literal nos traz a expressão “experiência do usuário”. A partir disso, conseguimos entender que o designer UX é o profissional responsável por garantir que a experiência do usuário de seu produto ou serviço seja a melhor possível. Portanto, é ele quem planeja o design de modo a atender o seu consumidor e garantir a sua satisfação.
Growth Hacking
O growth hacker é um profissional que combina conhecimentos de marketing e métricas. Afinal, sua função consiste em articular estratégias baseado na análise de mercado e encontrando as brechas passíveis de utilizar. Logo, ele precisa de muita criatividade, para desenvolver o projeto, constantemente o adequando ao interesse da empresa.
Clientservices
Clientservice é a evolução do atendimento ao cliente. Essa função consiste em atender aos seus consumidores, mas de modo muito mais completo e que gere a fidelização do mesmo à marca ou a empresa. Isso pode ser alcançado por meio de capacitação dos colaboradores, bem como no seu treinamento na solução de problemas. Assim, se garante a qualidade do serviço prestado.
DataScientist
A ciência de dados, de modo geral, se ocupa em estudar e analisar dados, de modo a utilizá-los para alcançar determinado objetivo. No marketing, essa também é uma área bastante ativa. O datascientist é o profissional que se especializa na compilação de dados sobre produtos, serviços, mercados consumidores, comportamentos de compra, entre outros, e os analisa. Assim, consegue determinar rumos da campanha, melhores aplicações e projeção de efeitos.
Nutritor de leads
Os leads são todos os seus possíveis consumidores, que tiveram acesso à sua oferta e, por conseguinte, geraram um contato inicial. A captação desses leads é feita de diversas maneiras, sendo o cadastro em plataformas a mais conhecida delas. O nutridor de leads, é o profissional responsável por fazer essa captação, qualificando o seu lead como um cliente em potencial.
Conteudista
Atualmente, uma das áreas de maior impacto no marketing digital é o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Tal qual o nome já diz, essa vertente do marketing é responsável por atrair o cliente até você, usando de recursos para que ele se sinta interessado em procurar mais informações sobre o que você oferece. Dentro dessa vertente do marketing atrativo, está a Criação de Conteúdo.
A atração dos clientes deve ser feita de modo sutil para que não pareça uma propaganda comum. Logo, profissionais se especializam na criação desse tipo de conteúdo, os chamados conteudistas.
Agile marketing
Agile marketing é a vertente do marketing que cuida da aceleração de projetos. O profissional de agile, portanto, é aquele que tem total conhecimento sobre os processos da campanha e da empresa, enxergando soluções para otimizar o tempo gasto e, consequentemente, aumentar a lucratividade.
O que achou dessas novas profissões do marketing? Uma área muito rica e interessante se abriu para profissionais qualificados e interessados. Procure saber mais e, quem sabe, trabalhar como um deles!