Aposte na psicologia para melhorar a promoção de seus produtos (e vender mais!)

Aposte na psicologia para melhorar a promoção de seus produtos (e vender mais!)

É natural do ser humano ser estimulado. Quanto mais ele é exposto a algo que o interessa e motiva, maior é a chance de conquistar algo que deseja. Essa premissa pode ser aplicada em diversos âmbitos da vida. Por exemplo, ter um amigo para recomeçar a academia, ter uma viagem para investir na aprendizagem de uma nova língua…

Enfim! O que importa, é que o estímulo psicológico é um dos fatores mais preponderantes no ato de adquirir algo. Sendo assim, por que não o utilizar como uma estratégia para as vendas?

Veja bem, não estamos falando sobre manipulação, mas sim sobre uma influência positiva. Afinal, muitas pessoas se sentem motivadas psicologicamente quando são inseridas em um contexto que as estimule a agir, diante de uma determinada situação.

Sendo assim, usar de artifícios de persuasão é algo bastante interessante no conceito de vendas. Duvida?

Vamos imaginar um cenário: uma pessoa comum está passeando por uma praça e vê uma criança, acompanhada de um idoso, sentados e tomando um sorvete.

Essa simples cena pode disparar um gatilho mental no observador. Ele pode se lembrar de um acontecimento da infância, onde viveu o mesmo com o avô. Pode se lembrar de quando fez o mesmo com o filho.

Pode, até, notar que está calor o bastante para tomar um sorvete também. Ou seja: ele teve uma sensação, que se relacionou ao simples estímulo visual. E se, no fim, ele comprar um sorvete, temos a prova de que gatilhos mentais podem levar ao consumo.

 

Psicologia em vendas: retorno garantido!

É claro que esse exemplo é bastante simplório. Afinal, foi uma projeção hipotética, sem que houvesse nenhum elemento persuasivo envolvido. Porém, ele te ajuda a entender como é possível estimular o seu consumidor a adquirir algo que você tenha.

É aí que entram as técnicas da psicologia sobre as vendas. A partir de algumas práticas de persuasão, você poderá aumentar os seus números! Existem inúmeras técnicas que relacionam a psicologia e o consumo, mas todas partem do princípio da estimulação, principalmente as que envolvem os sentidos e os gatilhos mentais.

Veja só, não há nenhuma manipulação envolvida nisso. Você só estará disponibilizando algo que ele entendeu que precisa. Agora, o modo como você o levará a entender essa necessidade, tem – muito – a ver com psicologia e persuasão.

A maior vantagem de usar esse tipo de estratégia de marketing, é estimular o seu consumidor a acreditar que determinado produto lhe trará um benefício. Em termos mais práticos: se ele acreditar que “precisa” daquele item, automaticamente o caminho para a venda estará aberto.

Além disso, a aposta psicológica em vendas tende a diminuir o que chamamos de dissonância cognitiva. Isso se dá quando o consumidor, após a compra, sente arrependimento por ela. Esse é o maior problema enfrentado pelos vendedores atualmente.

Afinal, um cliente que não se sente satisfeito – mesmo que não tenha acontecido nada relativo ao processo de venda e seja algo relacionado à sua própria sensação pós-compra – não volta a fazer negócios.

Com isso, desmistificamos um último ponto sobre a persuasão nas vendas: se o cliente se sente feliz com a compra, se a sua sensação é gratificante, ele não está sendo manipulado. Ao contrário! Ele pode te enxergar como alguém que lhe prestou um benefício!

Contate-nos! A ArtSeven pode te ajudar a desenvolver campanhas com gatilhos mentais e te levar a alcançar ainda mais vendas!

 

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