A importância do marketing de relacionamento

Toda empresa deve zelar pelo bom relacionamento com os seus clientes. Entretanto, você sabia que existe uma série de práticas que podem te ajudar a otimizar essa relação? Antes, era comum acreditar que as pessoas “nasciam com o dom para venda”. Bom, não é bem assim.

A prática de vendas, durante muito tempo, esteve relacionada com pessoas ativas, com alto poder de comunicação e persuasão. No entanto, com as mudanças no mundo – e, principalmente, no varejo – chegou-se à conclusão de que a relação de consumo vai muito além de um vendedor simpático e de um cliente receptivo.

Com o aumento da oferta de produtos e serviços, o gosto e a atitude do consumidor final se refinou. Logo, as práticas defasadas, baseadas primordialmente em uma atitude icônica do vendedor, perderam espaço para a necessidade de uma atuação mais complexa e bem mais engajada.

Portanto, surgiu o marketing de relacionamento. Vamos entender melhor o que é essa ferramenta de marketing e como ela pode aumentar a sua taxa de conversão – e fidelizar os seus clientes.

 

O que é marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento é uma estratégia, dentro de muitas outras que podem ser utilizadas em um planejamento de marketing, que visa melhorar a relação entre cliente e empresa. No escopo das vendas, o principal objetivo de aplicar a estratégia do marketing de relacionamento, é fidelizar o cliente e torna-lo assíduo nas compras de seus produtos e serviços.

Por isso, uma série de ações são pensadas, de modo a otimizar a relação com o cliente. Claro, buscando o benefício mútuo. Se a empresa quer fidelizar o consumidor, consequentemente deve agir de modo que ele se sinta propenso a isso, certo?

Sendo assim, o ideal de implantação do marketing de relacionamento não pode ser definido apenas como um valor da empresa. Pensar em criar um bom relacionamento vai além de planejamento. Exige ação constante.

Portanto, quando você decide utilizar a estratégia de otimização do relacionamento, é fundamental incutir esse princípio em toda a sua equipe. Afinal, essa relação será construída por todos. Por isso, treinamentos de vendas e interação são ferramentas fundamentais no processo de construção do relacionamento, que visa a fidelização do cliente.

 

Como investir no marketing de relacionamento de sua empresa?

Partindo do entendimento sobre a função do marketing de relacionamento, é possível criar algumas estratégias que visam integrá-lo ao cotidiano da empresa e aos princípios dos seus vendedores. Veja algumas que são utilizadas e que apresentam ótimos resultados:

  • Invista no atendimento: vendedores que compreendem a necessidade do cliente, tendem a oferecer melhor atendimento;

 

  • Deixe sempre a porta aberta para novas visitas: mesmo que a conversão não seja feita imediatamente, invista no futuro. Torne a sua empresa a primeira opção para o cliente, quando decidir realizar a compra;

 

  • Faça um bom pós-venda: a venda não acaba quando o cliente sai da loja. Fazer um pós-venda adequado, garante que a sua empresa continue no pensamento do consumidor, mesmo após adquirir o produto ou serviço que você oferece.

 

A importância do marketing de relacionamento

Propaganda é a alma do negócio. Lembra dessa frase? Pois bem. Se a propaganda é a alma do seu negócio, é preciso considerar que ela não se dá apenas de modo vertical, saindo de você e indo até o seu cliente. Muito pelo contrário. Do mesmo modo que a frase citada acima é famosa, provavelmente você também já ouviu que “a propaganda boca-a-boca é a mais eficiente”.

Se é, não podemos determinar com exatidão. No entanto, ela é uma poderosa ferramenta, que deve ser usada a seu favor. Empresas que investem no marketing de relacionamento, têm clientes mais assíduos e que, constantemente, estão falando bem sobre o seu atendimento e sua presteza.

Procure otimizar o processo de marketing de relacionamento de sua empresa. Se está com dificuldades de implantar isso na cultura da mesa, consulte os especialistas da Agência ArtSeven. Eles saberão quais as melhores práticas para você!

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