O e-mail marketing é uma das estratégias mais famosas, isso porque a maioria das pessoas acompanham suas caixas de entrada todos os dias e é aí que mora a oportunidade.
Observaremos no decorrer do texto como implementar, passo a passo, uma estratégia completa de e-mail marketing que gere Leads e vendas.
O QUE É E-MAIL MARKETING
É uma estratégia de comunicação que faz disparos de e-mails para promover uma marca, produto, serviço, campanha, promoção ou apenas para manter o público-alvo informado.
Ele funciona através de uma ferramenta de automação que facilita o envio dos e-mails para um número grande de pessoas. Por ser uma comunicação direta com os clientes, essa estratégia traz como benefício, a ausência da disputa com outros conteúdos nas redes sociais.
Porém, é importante ter cuidado com o uso excessivo, para não afastar ou incomodar seus clientes. Listamos um passo a passo para te ajudar:
1. Escolha uma ferramenta de disparo de e-mails eficiente
Um dos passos mais importantes. Você precisa saber que o e-mail marketing só é difícil de fazer quando você não conta com uma ferramenta de qualidade. É muito importante que ela ofereça suporte, tanto para questões técnicas quanto sobre a forma de utilização.
2. Crie sua lista de e-mail, não compre
Para dar seguimento, é preciso estabelecer uma estrutura e estratégias de e-mail marketing. Estabelecendo formas de captação, mas pense em como irá gerar seus contatos.
Você pode conseguir seus endereços de e-mails através do trafego pago ou criação de landing page. Quando as pessoas são direcionadas para um formulário, acabam deixando seus dados em troca de alguma informação, seja para receber um e-book ou se inscrever em um evento.
3. Defina seu nome de remetente
Após diversas pesquisas, verificamos que uma das práticas para nome de remetente é utilizar um e-mail verdadeiro. Não utilize contato@empresa.com.br, troque por seunome.com.br.
Mostrar humanidade para seus leads é importante na hora da abertura dos e-mails. Sempre procurando usar empatia na escrita.
4. Tenha uma estratégia de comunicação
Agora que a brincadeira fica séria, sempre se atente a estratégia usada. Como, por exemplo:
• Quem é seu público-alvo
• Qual a linguagem da empresa
• Qual objetivo você pretende alcançar com esses e-mails.
• Qual ação será realizada.
Conheça seu público: faça uma análise de quem é seu público e como sua empresa pode se comunicar.
Qual é linguagem da sua empresa? A linguagem pode ser formal, coloquial ou informal. Essa escolha é muito importante para estabelecer um padrão de comunicação para seu negócio.
Objetivo dos e-mails: defina o objetivo, como vender mais, gerar indicações, educar leads, download de um aplicativo. Isto está relacionado diretamente com sua meta.
5. Comunicação visual
Depois de todas as nossas ferramentas escolhidas corretamente, temos uma base de e-mail, estamos no caminho…
Agora estabeleça uma comunicação visual, pense o que chamaria atenção para ler a mensagem? Para criar essa taxa de cliques, você precisa de templates de e-mails que chamem atenção e facilitem sua vida na criação de campanhas e promoções.
Em um texto precisamos de 40% de imagem e 60% de texto, para uma compreensão de leitura apropriada.
6. Planeje o relacionamento com seus contados captados
Tenha em mente que, o cliente é seu amigo de muito tempo, sempre mostre preocupação e interesse nos objetivos dele. A prática leva a perfeição, então escreva vários rascunhos.
Dúvidas em quais horários enviar e qual o melhor dia? É necessário buscar um ponto de equilíbrio entre enviar muitos e-mails e enviar poucos. Caso esteja exagerando, sua taxa de abertura irá diminuir, mas se enviar poucos, sua base vai desengajar. Por isso otimize a frequência, envios constantes em horários pré-definidos. Faça uma análise em qual frequência de horário seus leads abrem seus e-mails.
7. Dê segmento
Divida seus leads em nichos: pessoas com interesse em seu produto e pessoas aleatórias, e envie e-mails para cada nicho. Observe a taxa de abertura e de descadastramentos.
Isso ajudará você a entender seus leads, criando um segmento para seu negócio.
8. Análises e testes
Após testes feitos, e maior compreensão dos seus leads, analise cada resultado e faça melhorias e ajustes se necessário, considerando esses pontos:
• Estou enviando para o público certo?
• A linguagem da minha empresa está correta?
• Quanto estou progredindo?
• Minhas campanhas e promoções tem coerência?
Responda cada pergunta para si mesmo com muita precisão, e você já tem seu e-mail marketing.
OS MAIORES ERROS DO E-MAIL MARKETING
Agora que você já sabe criar seu próprio e-mail marketing, confira o que não fazer:
• Definir um remetente.
• Trabalhar o assunto do seu e-mail de última hora.
• Usar “não responda” no endereço de e-mail.
• Enviar e-mails sem objetivo e estratégia, apenas focando na venda.
• Usar qualquer imagem.
• Manter um intervalo entre os e-mails, ou enviar quase nada.
• Deixar de fazer testes antes de enviar.
Conclusão
O e-mail marketing não é um bicho de sete cabeças, com a pratica tudo fica mais fácil. Se baseie nas informações sugeridas no texto, sempre atento as atualizações e resultados gerados, para atingir a meta desejada. Procure fazer e-mails testes e confira cada passo antes de apertar o botão de enviar.