Todo empreendimento, do micro ao gigante, necessita desenvolver ações digitais de marketing, de forma profissional, pelo fato do público estar imerso nesse meio. A internet tornou-se o segundo meio de comunicação mais utilizado, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pelo Ibope. Por isso, amadurecer é obrigatório e inevitável.
Logo, quais estratégias digitais precisam estar no plano de marketing? Conheça cada uma e suas contribuições para a empresa.
Pesquisa online
Ter ideias, lançar novidades, aprimorar produtos e serviços é importante. Entretanto, o esforço será em vão se o mercado não se interessar. Deste modo, entenda o consumidor (suas preferências, expectativas e desafios) e os hábitos de mídia online para investir nos canais relevantes. Faça tudo isso com pesquisas qualitativas e quantitativas. Além do mais, analise as ações de marketing digital da concorrência, tendências tecnológicas e do setor.
Mídias sociais
13 bilhões de ações entre likes, comentários e compartilhamentos foram realizadas no conteúdo postado por marcas nas redes Facebook, Instagram e Twitter na América Latina em 2016, segundo a Shareablee. O Brasil detém 50% das ações e lidera o engajamento. Isso demonstra a relevância das mídias sociais para o marketing digital, pois, elas são capazes de gerar lembrança de marca, relacionamento, insights e novas oportunidades.
Publicidade online
Ela produz no consumidor consciência sobre a empresa, promove produtos e serviços, gera confiança e influencia positivamente a compra. Veicule as campanhas frequentemente, pois, a concorrência também disputará pela atenção do público. Vale destacar que uma das grandes vantagens da publicidade online são as inúmeras possibilidades de segmentação. Isso propagará o anúncio certo para a pessoa certa, economizará verba e otimizará o investimento.
Marketing de conteúdo
O público-alvo não entende o que a sua empresa faz e não percebe os benefícios de produtos ou serviços? Essa estratégia ajudará os consumidores a compreender e também levará conhecimento valioso até eles por meio de e-books, infográficos, webinars (seminários online) e outros. Além disso, fortalecerá a marca e o empreendimento se tornará notório em sua área. Essa é uma forma diferenciada de se relacionar com os futuros clientes.
E-mail marketing
88% das pessoas da classe A acessam e-mail, seguidos por 73% da classe B e 52% da classe C, segundo a pesquisa TIC Domicílios realizada em 2015. A estratégia assegura relacionamento contínuo com os interessados na empresa, melhora a confiança e a percepção de valor. Planeje ações e crie sua própria lista de e-mails.
Inbound marketing
Conhecida como marketing de atração, a estratégia melhora o relacionamento digital de forma automatizada e escalável e, ainda, diminui o ciclo de venda. Para tal, obtém-se informações sobre interessados na empresa através do marketing de conteúdo. Com o e-mail coletado, o interessado entrará na lista de leads. Estes serão nutridos com informações planejadas e relevantes para o negócio durante a jornada de compra. Tudo isto aprimora a percepção de valor e proporciona mais vendas.
Monitoramento
Esse é um grande diferencial da mídia digital. Saiba qual anúncio gerou mais conversões e vendas, qual conteúdo engajou extraordinariamente, quais canais online foram mais eficientes, quais os hábitos e preferências dos consumidores. Enfim, é possível monitorar todas as ações e readequar a direção em tempo hábil, se necessário.
O plano de marketing digital não se resume apenas as estratégias citadas. Antes de tudo, faça um diagnóstico do negócio e da concorrência, entenda o consumidor, defina objetivos claros, metas mensuráveis e indicares de performance para monitorar o desempenho. Analise as informações e estabeleça o plano de ação a partir das estratégias apresentadas.
Vale ressaltar que as ações digitais precisam estar alinhadas com os objetivos do plano de marketing, pois, a sinergia entre online e offline garante melhores resultados e, assim, oportuniza conexões fortes e uma marca cada vez mais eficiente.