A copy do anúncio é o texto responsável por envolver, conquistar e vender, é preciso dominar as palavras e construir uma mensagem que levará o consumidor a ler, clicar e comprar o produto. O marketing de conteúdo é um forte aliado da publicidade, por isso, uma boa copy para anúncios deve alcançar os objetivos de marketing e vendas através de palavras e gatilhos que vão persuadir o público.
Esse texto que vai na copy do anúncio pode ser utilizado em diversas mídias, tanto offline, como online, pode estar inserido na arte como em banner de site, ou acompanhar a imagem com uma legenda como nos posts patrocinados do Facebook, para ser eficiente o texto precisa ser estudado e bem construído, afinal, a copy deve transmitir a personalidade da marca. Entretanto, a copy não vai cumprir o objetivo de marketing sozinha, para a publicidade funcionar é necessária uma estratégia com planejamento, pesquisa, segmentação de público, definição de canais, entre outros pontos importantes.
Objetivo da publicidade
Antes de criar um anúncio você analisar qual objetivo você quer alcançar, seja vender produtos e aumentar o faturamento, divulgar um post do blog e levar tráfego ao site, entre outras ações. Essa deve ser a primeira informação que você precisa buscar antes de escrever a copy do anúncio, dessa forma o seu texto vai estar alinhado com o objetivo do anúncio.
Personalidade da marca
Como foi falado anteriormente, a copy deve estar alinhada com a identidade da sua marca, é importante que você entenda se a linguagem da sua marca é mais formal ou informal e em como ela se posiciona em assuntos sociais. Essas questões estão na essência da marca e devem transparecer na sua copy para transmitir a personalidade da sua marca na linguagem do texto.
Público-Alvo
Entender quem são as pessoas que vão ler o seu anúncio é fundamental para definir como será a sua comunicação com elas. Conheça a segmentação do público do seu anúncio e saiba como essas pessoas se comunicam para tornar sua copy mais atrativa e chamar a atenção dos seus clientes em potencial.
Valores da sua marca
Toda empresa é fundada com base em pilares de valores e de missão diante do mercado e do público, é a partir delas que o seu negócio vai oferecer os produtos e serviços e posicionar a sua marca. Portanto, você deve mostrar ao público a sua proposta de valor e o que a sua marca oferece que nenhum outro concorrente vai ter igual a sua.
Referências
Ao criar a copy dos seus anúncios procure referências e analise as estratégias que os seus concorrentes estão utilizando para te ajudar a levantar ideias, por isso, sempre que você ver um anúncio legal na internet, salve esse anúncio como base de referência, essas referências vão te ajudar a construir o seu repertório criativo e podem ser acionadas quando você for construir a sua copy.
Canais de veiculação
O canal de veiculação do anúncio é o que vai determinar como será a redação da sua copy. Em cada canal o anúncio vai chegar até o consumidor em um contexto, por exemplo, é diferente ver um anúncio em um outdoor e em um post do Facebook. Além disso, os canais podem variar a linguagem utilizada por conta dos diferentes públicos de cada rede social, por isso, a copy deve considerar o contexto do consumidor e do canal onde o anúncio será veiculado.